Avanço

Cinco dos dez municípios acreanos cadastrados no Mapa do Turismo sobem de categoria

Rio Croa está localizado em Cruzeiro do Sul, município que subiu para a categoria C (Gleilson Miranda/Secom)

Após a última atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, administrado pelo Ministério do Turismo (MTur), cinco municípios acreanos subiram de categoria: Cruzeiro do Sul e Tarauacá foram para a classificação C, e Mâncio Lima, Porto Acre e Porto Walter, para a D.

Com isso, as duas primeiras cidades poderão contar com até R$ 400 mil por ano para a realização de festejos, enquanto as demais poderão receber até R$ 150 mil.

O indicativo aponta o crescimento das cidades a partir do avanço econômico no setor, por terem aumentado o número de empregos por meio do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de turistas domésticos e internacionais. O estado ainda se destaca por não ter tido nenhum município com redução de suas categorias.

No Acre, dez cidades compõem o mapa: Plácido de Castro, Porto Acre, Tarauacá, Santa Rosa do Purus, Feijó, Marechal Thaumaturgo, Cruzeiro do Sul, Xapuri, Assis Brasil e Rio Branco. No último ano, a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) acionou todos os municípios para que realizassem o cadastro no site da instituição federal – que abre a cada dois anos para atualização e novas inscrições.

“Para constar no Mapa do Turismo, o órgão de cada município precisa se cadastrar e manter a atualização em dia. Explicamos a todos a importância de submeterem os documentos para o Ministério do Turismo, além de nos colocarmos à disposição com informações necessárias e ajudar no cadastro para que o máximo de cidades acreanas estive inserida”, explica a gestora da Setul, Rachel Moreira.

Ela destaca, ainda, que aqueles que não estiverem no mapa não poderão receber recursos do ministério, seja por meio de editais ou emendas parlamentares. “Sabemos da importância do turismo para a economia das cidades, por isso estivemos ao longo de vários meses de 2017 divulgando e entrando em contato com os órgãos de todo o estado via telefone e e-mail”, complementa a secretária.

Sobre o Mapa do Turismo

O Mapa do Turismo visa otimizar a distribuição de recursos públicos, orientar a elaboração de políticas específicas, aperfeiçoar a gestão pública e auxiliar na reflexão sobre o papel de cada município no processo de desenvolvimento turístico regional.

O mapa nacional está na quinta edição e é atualizado bienalmente. No momento, conta com 3.285 municípios cadastrados, divididos em 328 regiões turísticas nas 27 unidades da federação.