Cineasta Wolney Oliveira e historiador Marcos Vinicius contam histórias do Acre

Tião Viana aproveitou a visita da dupla para conversar sobre cinema, literatura e histórias fantásticas da Amazônia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na quarta-feira, 26, a visita do cineasta cearense Wolney Oliveira e o historiador acreano Marcos Vinicius. Os dois são parceiros em projetos culturais que vão levar histórias importantes do Acre para o cinema e a literatura.

Wolney entregou para o governador a cópia do seu último filme, Os Últimos Cangaceiros, e contou sobre as gravações de seu documentário chamado A Guerra da Borracha, com cenas e depoimentos gravados no Acre, Rondônia, Pará, Amazonas, Brasília e Washington (EUA).

Já Marcos Vinicius fez questão de entregar para o governador uma cópia de seu livro, escrito junto com a jornalista Ariadne Araújo, Soldados da Borracha – Os Heróis Esquecidos. O livro deve servir como base para uma minissérie para TV com o mesmo nome, produzida por Wolney Oliveira.

Tião Viana aproveitou a visita dos dois para conversar sobre cinema e literatura envolvendo a Amazônia, citando diversos de seus livros favoritos, com destaque para O Ladrão do Fim do Mundo, que conta a história de como o inglês Henry Wickham contrabandeou 70 mil sementes de seringueiras da Floresta Amazônica para a Inglaterra no século XIX.

Marcos Vinicius e Wolney Oliveira seguem agora para Feijó, em busca da história de uma mulher considerada santa que teve seu corpo exumado por um padre e levado para Roma. Para ambos, o potencial dessa história acreana pode render grandes frutos.