Colégio Militar: o dia a dia regido por disciplina pensando no futuro

[vc_row full_width=”stretch_row” full_height=”yes” parallax=”content-moving” parallax_image=”329355″ parallax_speed_bg=”1″ css=”.vc_custom_1521262242022{margin-top: -250px !important;}”][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” el_class=”orange darken-3″ css=”.vc_custom_1521262527200{padding-bottom: 100px !important;}”][vc_column][vc_custom_heading source=”post_title” font_container=”tag:h2|font_size:40px|text_align:left|color:%23ffffff” google_fonts=”font_family:Fira%20Sans%3A300%2C300italic%2C400%2C400italic%2C500%2C500italic%2C700%2C700italic|font_style:700%20bold%20regular%3A700%3Anormal”][vc_text_separator title=”Texto de Juliana Carla || Fotos e Videos de Kennedy Santos|| Diagramação de Adaildo Neto” color=”white” el_class=”white-text pequeno”][vc_text_separator title=”Rio Branco, 17 de março de 2018″ color=”white” el_class=”white-text pequeno”][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1521263815216{margin-top: -30px !important;background-color: #ffffff !important;}”][vc_column css=”.vc_custom_1521263332374{margin-top: -90px !important;background-color: #ffffff !important;}”][vc_column_text]Hierarquia, respeito e disciplina são diferenciais dos alunos nos colégios militares do Estado inaugurados neste mês de março.

A implantação dessas escolas é um novo desafio de ensino. Com apenas duas semanas de atividades, o Colégio Tiradentes, administrado pela Polícia Militar do Acre (PMAC), localizado no bairro Calafate, é referência em educação, civismo e respeito.

Quando perguntamos aos alunos sobre o que mais gostam nesse nosso projeto de educação, a resposta é unânime: disciplina. Apesar de as turmas serem de Ensino Fundamental, os adolescentes se comportam como gente grande. Mesmo com apenas duas semanas de aula, a entrada e saída nas salas, respeito, reverência, postura de cada futuro cidadão, ocorrem de forma sincronizada.

A rotina desses alunos é diferenciada. O colégio trabalha as disciplinas regulares acrescido de civismo, ordem unida, direitos e deveres e cidadania. A proposta do governo do Estado é resultado da Secretaria de Educação e Esporte (SEE) e corporações militares.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row_content” full_height=”yes” parallax=”content-moving” parallax_image=”328988″ parallax_speed_bg=”1″][vc_column width=”1/3″][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_column_text][aspas2 fala=”É diferente, tem toda essa questão de militarismo, faz a gente mudar a nossa educação, isso muda bastante nossa realidade, quero sair daqui já para a faculdade” autor=”Daniel Akio, 12″ cargo=”Aluno da Escola Tiradentes”][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column css=”.vc_custom_1521263216874{background-color: #ffffff !important;}”][vc_column_text]“Nós trabalhamos hierarquia e disciplina, que são pilares da doutrina militar, além de respeito. Desde o primeiro dia de aula eles se identificam com a metodologia. Temos uma psicóloga que acompanha o desenvolvimento de cada um e, se necessário, o atendimento se estende aos pais também. Nossa proposta é ampliar as séries para os próximos anos e assim poder oferecer também o ensino médio”, explicou o major Agleison Alexandrino, diretor do Colégio Tiradentes.

Filho de militar, Daniel Akyo, 12 anos, afirma que não teve dificuldades para se adaptar a algumas regras, e pretende concluir o ensino médio no mesmo sistema de ensino. “É diferente, tem toda essa questão de militarismo, faz a gente mudar a nossa educação, isso muda bastante nossa realidade, quero sair daqui já para a faculdade” disse.

Em cada turno, oito supervisores militares dão suporte aos professores, tornando o ambiente escolar ainda mais seguro. O coordenador Pedagógico do Colégio Tiradentes, Albernilde Ramos, se emociona ao falar que recebe de pessoas da comunidade elogios a respeito de comportamento desses alunos fora da escola.

[aspas fala=”É muito gratificante a resposta da sociedade para essa nova construção. Todos os dias recebemos ligações de pessoas em busca de vagas para seus filhos, temos uma grande lista de espera. As demais escolas do estados também são excelentes, mas o diferencial é a disciplina militar é algo fantástico, e nossos alunos estão se adaptando ao novo sistema” autor=”Albernilde Ramos” cargo=”Coordenador da Escola Tiradentes”][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” full_height=”yes” parallax=”content-moving” parallax_image=”329354″ parallax_speed_bg=”1″][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column css=”.vc_custom_1521263227038{background-color: #ffffff !important;}”][vc_column_text]

Responsabilidade de um xerife

A cada semana um aluno recebe a função de xerife, e fica responsável por cuidar da turma, observar alguma indisciplina, se há desvio de comportamento, o que os colegas precisam, fazer a chamada e apresentar a turma ao professor na entrada e saída da sala utilizando alguns termos militares.

“Tá sendo muito legal essa experiência, sempre sonhei em estudar numa escola militar, mas achava que não seria possível. Graças a Deus eu consegui realizar meu sonho. Gosto muito da forma como tudo acontece, estudo em um ambiente muito seguro, pontuou a aluna Vitória Brandão.

A equipe pedagógica visa inserir outras atividades como primeiros socorros, defesa pessoal, jogos, natação e música, além de premiações com divisas militares.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter