Com apoio da Marinha, Iapen realiza mutirão de saúde em presídio de Cruzeiro do Sul

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com a Marinha do Brasil, realizou durante esta sexta-feira, 15, um mutirão de saúde no presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul. A ação contemplou tanto os reeducandos quanto os profissionais da unidade.

Vinte profissionais atenderam 261 reeducandos, além de servidores e dependentes. Os serviços disponibilizados foram atendimento médico, odontológico, ambulatorial e ginecológico. Os profissionais de saúde fazem parte da tripulação do navio hospital fluvial NAsH Doutor Montenegro, de responsabilidade da Marinha do Brasil.

Apenados, servidores e dependentes receberam atendimento médico e odontológico (Foto: Iapen)

O diretor da Unidade, Maquiones Santos, explicou que os reeducandos passaram por um atendimento completo, no qual foram submetivos a consultas médicas e odontológicas. Nos casos em que médicos solicitaram a realização de exames ambulatoriais, estes também foram feitos pela equipe da Marinha durante a ação dentro do próprio presídio.

Além dos atendimentos e exames, os medicamentos prescritos também foram dispensados. “Esse apoio da Marinha otimiza o nosso trabalho, uma vez que nós não dispomos de um ambiente de pronto atendimento. Esse mutirão possibilita o atendimento das demandas de saúde na nossa unidade, sem a necessidade de encaminhar os reeducandos ao atendimento externo”, explicou o diretor.