Com apoio do Estado, IV Fórum Estadual de Dança é realizado em Rio Branco

Os movimentos corporais vão bem além de um simples gesto de dança. Eles são uma manifestação da cultura, de expressão, de arte. Com esse entendimento, o governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), promove a consolidação de movimentos culturais no Acre por meio de políticas de fomento.

Com isso, está sendo realizado em Rio Branco o IV Fórum Estadual de Dança, incluindo apresentações, oficinas, mesas temáticas, aulões e espetáculos em diversos espaços de cultura. A programação se iniciou dia 29 de abril e segue até este sábado, 5, com atrações locais, nacionais e internacionais.

“Por meio do Fundo Estadual de Cultura, o Estado lança editais e as entidades se habilitam para receber o recurso para realização de movimentos artísticos. O Fórum de Dança é resultado disso. O evento tem o poder de movimentar a cidade, animar as pessoas e é muito importante para toda a sociedade”, disse Karla Martins, presidente da FEM.

Arte para todos

Uma realização do Movimento de Dança (Moda) e da Associação de Dança do Estado do Acre (Asdac), com apoio de instituições parceiras, o evento tem por objetivo fomentar discussões sobre novas produções, incentivos, políticas públicas e trocas de experiências. E, a partir disso, propor às universidades e institutos a criação de cursos técnicos ou graduações voltado à dança.

De acordo com o diretor da Asdac, Christian Moraes, o fórum é uma alternativa de ampliar o movimento para alcançar o maior número de pessoas por meio da linguagem e lançar novos desafios. “A proposta é agregar todos os grupos que trabalham com arte por meio de danças, fortalecer os movimentos dentro das comunidades e nas escolas, discutir o fomento de produções e políticas públicas”, pontuou.

Sendo uma representação da cultura, a dança também é utilizada como expressão corporal (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Marques Izitto faz parte da coordenação de Artes Cênicas do Serviço Social do Comércio (Sesc) e considera que os movimentos culturais demonstram o crescimento do setor. “As manifestações culturais vêm crescendo com o passar dos anos, e o Sesc está sempre presente apoiando esses eventos realizados na cidade. Ficamos honrados em poder fazer parte desse processo de valorização da cultura acreana”, disse.

Visitando o Acre pela primeira vez, a professora de Dança da Universidade do Pará Rosangela Colares ressalta a importância da cultura e da dança não apenas nos movimentos sociais. “Vim para prestigiar os espetáculos e trocar experiências a respeito da importância de se ter o curso de licenciatura em dança. No Pará há concursos estaduais para profissionais nesse setor. Isso demonstra a valorização da atividade e do profissional, ou seja, o impacto social para o estado é muito grande”, destacou.

                  Programação do IV Fórum Estadual de Dança

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter