Com apoio do governo, Granja Carijó chega a mais de 50% do mercado acreano

“O governo faz o que pode para ajudar, mas é a determinação de superar as barreiras que faz a diferença”, disse Tião Viana ao observar a Carijó (Foto: Diego Gurgel/Secom)
“O governo faz o que pode para ajudar, mas é a determinação de superar as barreiras que faz a diferença”, disse Tião Viana ao observar a Carijó (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governador Tião Viana e um grupo de empresários e gestores públicos visitaram na manhã deste sábado, 16, a Granja Carijó, maior produtora de ovos de galinha do Acre, com galpões de produção em Senador Guiomard e em Cruzeiro do Sul que atingem 53% do mercado do estado. A Granja Carijó fica localizada na Vila Pia, na BR-317, e é um empreendimento privado familiar, liderado por Luiz Helosman e dois de seus filhos.

Só essa unidade produz hoje mais de 90 mil ovos por dia e gera mais de 40 empregos diretos. Com a expansão do negócio já em andamento, financiada pelo Banco da Amazônia e tendo o apoio do governo do Estado, a expectativa é de alcançar em breve a produção de 230 mil ovos por dia.

“São resultados excelentes. Isso demonstra que a confiança, a vontade e a determinação de vencer são o grande instrumento para conseguir qualidade de vida e desenvolvimento para o nosso estado. O governo faz o que pode para ajudar, mas é a determinação de superar as barreiras que faz a diferença”, conta o governador Tião Viana.

Helosman é um dentista que se aventurou pela Amazônia nos anos 70, e nos anos 80 resolveu montar a Granja primeiro em Cruzeiro do Sul. Orgulhoso dos resultados obtidos, seu sonho hoje é expandir ainda mais o negócio, gerando emprego e renda e colocando na mesa do acreano um produto de primeira linha.

“Eu quero que os acreanos tenham um produto de qualidade que seja produzido aqui. O que nós estamos empregando e investindo aqui fica no nosso estado. Eu sei que se você comeu hoje um bolo, um pudim, um pastel, tem o ‘dedo’ da Carijó, e isso me deixa muito feliz”, reconhece o empresário.

Alta tecnologia

Aos poucos, a Carijó tem apostado em uma renovação tecnológica. O novo galpão, com 50 mil aves, é totalmente automatizado, desde a distribuição de ração e água, colheita de estrume – que também está sendo vendido – e o transporte do ovo. É um dos mais modernos do Brasil, tornando-se exemplo para países como a Jordânia, segundo seu proprietário.

Hoje a Granja Carijó produz 90 mil ovos por dia, mas com a expansão planeja chegar a 230 mil unidades diárias (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Hoje a Granja Carijó produz 90 mil ovos por dia, mas com a expansão planeja chegar a 230 mil unidades diárias (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A granja ainda utiliza máquinas de ponta para fazer a lavagem e classificação dos ovos em doze tipos de embalagens. Ela também possuí a própria fábrica de ração, com silos e misturadores, comprando a produção de milho local. Outra aposta da empresa tem sido os ovos de codorna, com um galpão que comporta cerca de 20 mil aves.

O secretário de Estado de Produção Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, também esteve na visita e ficou feliz com as conquistas da Carijó.

“É resultado da integração do que viemos fazendo pela produção de milho no Acre e pela agroindustrialização. Tudo que o governador tem pedido é isso: incentivar a produção nas pontas e ter a iniciativa privada como parceira”, reforçou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter