Com ensino de qualidade e público, governo forma mais de 52 mil alunos em outros idiomas

“Vocês me permitiram ter um dos dias mais bonitos de minha vida”, disse o governador (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para o governador Tião Viana, a noite desta segunda-feira, 21, foi uma das mais emocionantes em sua vida. Com o Teatro Plácido de Castro cheio de alegrias e sonhos, 941 alunos do Centro de Estudo de Línguas (CEL) fizeram uma bonita festa de formatura e celebração de um futuro vencedor. Mais de 52 mil pessoas passaram pelo CEL desde sua criação, um investimento de mais de R$ 15 milhões do governo do Estado.

“A grande expressão da mudança de uma civilização é a cultura, e essas pessoas do CEL chegam a estudar quatro diferentes. É isso que queremos para este curso: liberdade, cultura, construção de um amanhã diferente. Vocês me permitiram ter um dos dias mais bonitos de minha vida, ver a superação de mais de 900 jovens e adultos no curso de idiomas”, declarou o governador.

O CEL é uma iniciativa do governador Tião Viana, que queria proporcionar o ensino de línguas estrangeiras para a rede pública, fora do horário de aula, e com qualidade de sistemas de ensino reconhecidos nacionalmente. Atualmente o Centro dispõe de cursos em espanhol, francês, inglês, italiano, libras e recentemente passou a realizar oficinas de língua indígena, com o hãtxa kuin, do povo huni kuin.

A aluna Diana Ketlen do Nascimento, que já tem o inglês fluente, buscou o CEL para aprender a língua francesa, para ter uma nova oportunidade no trabalho de tradução. “Eu comecei a fazer o curso por causa do trabalho, mas tinha uma resistência e achava que não seria capaz de estudar o francês, mas eu me apaixonei pelo idioma e não quero parar de estudar”, afirmou.

Por seu tempo de estudo da língua inglesa, Diana teve outras experiências de estudo em outros países e também outros estados do Brasil, por isso, ela afirma com bastante intensidade: “Em nenhum outro lugar, fora do Brasil, existe algo como o Centro de Línguas. Isso posso falar com certeza. Todos ficavam impressionados quando eu falava do CEL aqui em Rio Branco, por ter toda a qualidade que tem e ainda ser de graça.”

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, já tornou realidade também a expansão do CEL para outras cidades, além da capital. Há alunos estudando em Cruzeiro do Sul, Brasileia e Epitaciolândia, alcançando assim três regiões diferentes do Acre.

“É uma emoção muito especial poder ver mais de 52 mil pessoas tendo acesso ao ensino de idiomas, alcançando a informação, cultura e conhecimento. Isso é como se estivéssemos descobrindo um mundo novo, fórmulas de relacionamento de paz, de manifestação de amor, de respeito e de entender que sendo diferentes, somos capazes de fazer melhor pelo mundo”, finalizou Tião Viana, apontando um caminho de conhecimento para o Acre.

O que disseram

“O CEL faz parte de uma série de programas interessantes, que procuram complementar a educação básica. Com isso entram as escolas de tempo integral, as militares, técnicas e outras inovações que vão permitindo a ampliação da dignidade humana e o bem-viver, que é o que desejamos para todo acreano” – Daniel Zen, deputado estadual

“Eu, como membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, não conheço nenhuma experiência educacional no Brasil, de forma pública, gratuita e de qualidade que chegue aos pés do Centro de Línguas. Parabéns, governador Tião Viana” – Léo de Brito, deputado federal

“Aprendi com o governador Tião Viana que estudar não é problema, e por isso ele tem trazido experiências marcantes. A Dilma Rousseff, em seu início de governo lançou o programa Ciência sem Fronteiras, com a condição que só podia se candidatar quem dominasse a língua do país escolhido. O Acre, naquele momento não concorreu a nenhuma vaga, por isso o governador me disse que iria criar um centro de formação de idiomas, e hoje estão sendo formados verdadeiros poliglotas aqui no nosso estado” – Sibá Machado, deputado federal

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter