Com incentivo do governo, jovens realizam sonho de graduação no interior do Acre

Solenidade de formatura dos alunos aconteceu no Teatro dos Nauás
Foto: Stalin Melo

Desde que o governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE) e a Universidade Federal do Acre (Ufac), implementou o Programa Especial para a Formação de Professores em Matemática (Proemat) e o Plano Nacional de Formação de Professores (ParFor) no Acre, centenas de jovens realizaram o sonho de fazer uma graduação.

Só no final de março, mais de 80 estudantes concluíram a graduação em Matemática (Proemat) e Pedagogia (ParFor) em Cruzeiro do Sul, enquanto outros 25 novos professores de Matemática também se formaram em Tarauacá.

Em Cruzeiro do Sul, a solenidade de formatura aconteceu no Teatro dos Nauas, como as presenças do secretário da SEE, Marco Brandão, e do reitor da Ufac, Minoru Kinpara.

O secretário Marco Brandão destacou a importância da formação dos jovens, oportunizando, além da qualificação profissional, ingresso no mercado de trabalho. “A nossa Secretaria de Educação seguirá unida com os ideais da Ufac, para oferecer a todos o acesso ao ensino superior, sobretudo para os nossos jovens que estão deixando o ensino médio”, ressaltou.

Pelo Proemat, foram ofertadas 400 vagas, distribuídos da seguinte forma: 200 para Rio Branco, 100 para Cruzeiro do Sul, 50 para Brasileia e 50 para Tarauacá. As aulas tiveram inicio em julho de 2013 e o curso, realizado no período noturno, tem um total de 2.900 horas.

O acompanhamento da formação é realizado pela coordenação de Ensino Superior e Educação à Distância da SEE e os professores dos cursos, em sua quase totalidade, são da própria Ufac. O Proemat oferece curso de licenciatura plena em Matemática e tem uma duração que varia entre 8 e 10 semestres.

Superação

Michael Araújo já foi aprovado em processo seletivo na Ufac (Foto: Stalin Melo/SEE)

Entre os formandos em Matemática (Proemat) de Cruzeiro do Sul está Michael Araújo de Oliveira. Aos 22 anos, ele já foi aprovado em um Mestrado, bem como em um seletivo para professor substituto da própria Ufac.

Michael entrou na faculdade desde que concluiu o ensino médio por meio do Proemat e já ministra aulas para o ensino médio desde o segundo período na escol Anselmo Maia de Carvalho.

“Era uma disciplina que a gente necessitava muito aqui em nossa região e eu fui aprendendo a gostar ao longo do curso. No início tive uma certa dificuldade, mas o professores nos incentivaram muito”, lembra ele.

Raimundo Nonato teve a oportunidade de concluir a segunda graduação (Foto: Stalin Melo/SEE)

A graduação em Pedagogia é a segunda formação de Raimundo Nonato da Silva Pereira, de 38 anos. Ele  já é formado em matemática, sendo professor da rede municipal de ensino de Cruzeiro do Sul.

Essas conquistas vieram depois de muitas dificuldades. Lembra que chegou a vender quibe, quando a mãe veio para a cidade, a fim de comprar a farda da escola. “Minha mãe veio para a cidade quando eu tinha seis anos, depois que meu pai morreu e passamos por alguma dificuldade”, afirmou.

Estudo e trabalho sempre foram atividades concomitantes na vida de Raimundo Nonato. “Escolhi Pedagogia porque assim a gente entende melhor a dinâmica de sala de aula e se qualifica para trabalhar com os alunos”, fez questão de dizer.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter