Com investimento em agricultura, governo fortalece famílias de Rio Branco

Junto a diversas famílias agricultoras no Polo Dom Joaquim, na Transacreana, o governador Tião Viana realizou a entrega de investimentos superiores a R$ 450 mil nesta quinta-feira, 8. Ao todo, foram 82 famílias beneficiadas de quatro comunidades, com equipamentos agrícolas e mais de 60 mil mudas de frutíferas.

Mais de 80 famílias foram beneficiadas com a entrega de insumos e equipamentos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Queremos valorizar muito a comunidade agrícola do Acre. Confio nos trabalhadores familiares. Quando vocês investem direto, logo estão vendendo graviola, cupuaçu, abacate, maracujá. Esta é a hora de ter esperança e confiança, plantar e criar é o caminho para a gente mudar a história do Acre”, declarou Tião Viana, passando uma mensagem de otimismo.

Foram entregues 207 equipamentos para o preparo das áreas, quatro kits para a produção de hortaliças, cinco kits para o beneficiamento da mandioca, quatro para o sistema de irrigação, e 63.380 mudas frutíferas. As comunidades contempladas foram Nilson Josuá, Wilson Pinheiro, Dom Joaquim e Transacreana.

Os kits para a produção de hortaliças e sistema de irrigação vão viabilizar a construção de casas de vegetação, permitindo que o agricultor produza durante o ano inteiro. Os insumos para o beneficiamento da mandioca são compostos por equipamentos que irão modernizar a casa de farinha da comunidade, melhorando as boas práticas de fabricação da farinha, goma e outros derivados da mandioca.

“No momento esse investimento é muito bom, chegou na hora certa, em que os produtores estavam necessitando. A gente está muito feliz por saber que nosso governo está ajudando. Agora é esperar que a comunidade evolua ainda mais, que nossos filhos vejam a prosperidade”, afirmou Antônia Nonata Guimarães, presidente da Associação da Comunidade Wilson Pinheiro.

Foram entregues mais de 60 mil mudas de frutíferas para 82 famílias da região da Transacreana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A ação é executada pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), com recursos do Estado por meio de parcerias com o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Temos hoje o governo do estado garantindo o apoio para o agricultor familiar ter melhorias em sua renda. Essa é uma etapa do Plano Agrícola que o governo fez para o município”, disse João Thaumaturgo Neto, titular da Seaprof.

Por meio do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), o objetivo é fomentar a criação de Unidades de Referência em todas as regiões, funcionando como um espaço para troca de conhecimento e capacitação de outros produtores que trabalham com essas cadeias produtivas.

Já por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PDSA-II), está sendo realizado o fortalecimento da cadeia produtiva da fruticultura. Serão entregues as seguintes mudas: 5.680 de acerola, 30.700 de açaí touceira, 7.150 de açaí solteiro, 13.750 de graviola e 6.100 de maracujá.

Mais apoio

Durante a solenidade, Tião Viana anunciou o trabalho do governo para a entrega dos títulos definitivos das comunidades e também que a tapioca será adotada na merenda escolar estadual. “Teremos tapioca ao menos uma vez por semana na merenda escolar. Imaginem que são cerca 300 mil tapiocas por semana. A gente incentiva o plantio da macaxeira e está tirando o imposto da goma para o agricultor poder vender em um bom preço.”

Os parlamentares Léo de Brito, deputado federal, e Lourival Marques, estadual, falaram sobre a importância dessas ações que fortalecem a economia rural do Acre.

“O governador tem acreditado nas pessoas. O povo do Acre é trabalhador e por vezes o que ele precisa é de uma oportunidade, e é isso que está ocorrendo no estado. Aqui temos essa oportunidade com mudas e equipamentos”, afirmou Léo de Brito.

“Este é um momento em que o governador Tião Viana traz esperanças para essas famílias. Está entregando os equipamentos e mudas, garantindo a assistência técnica e apoio com irrigação. É também muito importante agora ele ter a decisão de que esses polos possam ter seus títulos definitivos”, afirmou Lourival Marques.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter