Conquista

Com nova entrega no Andirá, Tião Viana celebra quase 14 mil casas em seu governo

Mesmo numa manhã chuvosa neste sábado, 1, o governador Tião Viana entregou no Conjunto Andirá, em Rio Branco, mais 36 unidades habitacionais a custo zero para famílias de baixa renda. Com isso, o loteamento alcança a marca de 192 casas já entregues, de um total de 344, com o restante previsto para os próximos meses.

Foram mais mais 36 unidades habitacionais a custo zero para famílias de baixa renda (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A solenidade marcou ainda a celebração de Tião Viana com a entrega de quase 14 mil unidades habitacionais somente nos oito anos de sua gestão. Com isso, ele se torna o governador que mais entregou casas na história do Acre, reduzindo drasticamente o déficit habitacional entre unidades urbanas, rurais e indígenas.

“Temos mais 52 casas para entregar aqui no Andirá até o dia 15 de dezembro, num investimento de R$ 11 milhões. E estamos deixando obras em andamento e recursos em caixa para garantir a entrega do restante até março ou antes. Isso encerra um ciclo de quase 14 mil casas entregues em nosso governo, a maior já feita no Acre. Ninguém conseguiu chegar a metade disso numa gestão e fizemos com muito orgulho, mudando a vida de pessoas que viviam à margem do básico”, destaca o governador.

Um presente de Natal

Entre as novas beneficiadas pela entrega de casas do Andirá, está a senhora Lucivania Ferreira, que após 20 anos de aluguel finalmente realizará o sonho da casa própria, se mudando com o marido e um filho que sofre de doença crônica. Bastante emocionada, a senhora considera que esse foi um verdadeiro presente de Natal.

Eliard Barbosa era morador de rua e agora se muda com o filho recém-nascido de apenas 23 dias (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Quando eu tava com meu filho no hospital, eu olhei pra TV e vi uma matéria sobre uma entrega de casas, então eu pedi a Deus que eu fosse uma beneficiada. E então quando me ligaram dizendo que eu tinha sido escolhida, meu coração chorou de emoção. Eu agradeço demais ao governador pelo que ele fez por todos nós”, conta a senhora.

Já a situação de Eliard Barbosa era ainda mais sensível. Morador de rua por muitos anos, começou a dar um novo rumo diferente na sua vida ao casar e conseguir morar de aluguel. Com um filho de 23 dias, se emociona ao lembrar das dificuldades que sofreu e ter certeza que o filho não as terá.

“Eu pedia a Deus uma casa para viver e hoje realizamos esse sonho. Agora eu tenho um teto. E daqui dez anos eu vou poder falar pro meu filho: ‘Filho, tu chegou aqui e nem andava’. Esse é meu objetivo”.

A secretária de Habitação, Janaína Guedes, completa: “Temos o compromisso do governador Tião Viana de levar a entrega de casas no Andirá até o último dia de governo. São presentes de Natal que pretendemos dar a todas essas famílias”.