Com o apoio de clínica, Instituto de Administração Penitenciária promove mutirão da saúde em presídio de Tarauacá

Mais de 80 presos puderam recorrer a consultas e medicação, evitando a locomoção deles da unidade prisional para o hospital

Pelo menos 25 profissionais de saúde, entre eles dois médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram, na manhã desta sexta-feira, 25, do ‘Mutirão da Saúde’ na unidade prisional Moacir Prado, em Tarauacá. A iniciativa faz pare das ações da nova gestão do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), no governo Gladson Cameli.

Na unidade, no interior do Acre, mais de 80 presos passaram por consultas médicas e receberem medicamentos. A clínica São Bernardo, que promove esse tipo de ação solidária todos os meses, foi fundamental para que o mutirão acontecesse.

Detento tem a pressão arterial aferida por profissionais de saúde, em Tarauacá (Foto: Asscom/Iapem)

Com esse mutirão, foi possível sanar a demanda reprimida dos últimos 120 dias, evitando escoltas e o contato do detento com o meio externo. De acordo com o diretor-presidente, Lucas Gomes, a ação poderá se estender a outras unidades, nos próximos dias.

Parte da equipe de médicos e agentes penitenciários do mutirão de saúde na unidade prisional (Foto: Asscom/Iapen)

“Nós obtivemos essa parceria importantíssima com a Clínica São Bernardo, que já faz esse trabalho solidário há algum tempo, e pretendemos levar a outras unidades que necessitam desde tipo de ação, haja vista as dificuldades de locomoção. Saúde é um direito de todos, inclusive dos reeducandos, e nós estamos promovendo esse direto, cumprindo com nosso papel”, disse o diretor.

Além dos profissionais médicos e de enfermagem, o evento teve o apoio dos agentes penitenciários. O complexo penitenciário abriga, atualmente, 530 reeducandos, nos regimes fechado e provisório.

Médico receita medicamentos a detento da Unidade Prisional Moacir Prado, em Tarauacá; ações de humanização do Iapen (Foto: Asscom/Iapen)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest