Governo realiza a maior promoção de oficiais da história da PM

oficiasis_900.jpg

Governador diz que promoções seguem nova formatação da PM a partir do Sistema Estadual de Segurança Pública (Foto: Sérgio Vale)

O aniversário de 92 anos da Polícia Militar do Acre está sendo comemorado esta semana  com várias atividades esportivas, religiosas e palestras. Nesta sexta-feira, 23, o governador Binho Marques promoveu 27 capitães, majores e tenente-coronel e graduou 50 aspirantes com a patente de primeiro-tenente. Foi a maior formatura já realizada desde a fundação da PM acreana.

A cerimônia foi realizada em frente ao Quartel do Comando Geral. Foram promovidos capitães  para majores,  majores para tenente-coronéis e de tenente-coronel para coronel. Autoridades como o presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Antônio Malheiros; o procurador-chefe do Ministério Público Estadual, Edmar Monteiro; o secretário de Segurança Pública do Estado, Antônio Monteiro; o Chefe do Gabinete Civil, Edson Manchini; o prefeito Raimundo Angelim,  entre muitos  outros.

A história da Polícia Militar do Acre se confunde com a de seu povo. No princípio, no começo do século passado, o Governo Federal criou as Forças Regionais como instrumento de manter a ordenação territorial que se havia dada  pelos atos da diplomacia brasileira. A organização política, econômica e social  da região foi se alterando e a PM também, até chegar a década de 1960 quando foi desencadeado o processo de estruturação que culminou com o advento do Governo da Floresta, em 1998:  a corporação passou a receber tratamento à altura de sua história e vocação, que é servir ao Acre.

Binho Marques foi homenageado com a Medalha Plácido de Castro, a maior honraria oferecida pela PM às pessoas que se destacam na luta em favor da sociedade e da corporação. O Conselho de Mérito da Medalha justificou a comenda pela reestruturação e modernização implantada  por Marques na corporação.

O capitão da reserva do Exército Brasileiro, Aderson Sales, também foi homenageado. Sales, de 84 anos, serviu na Banda Musical da PM, que lhe conferiu uma placa de agradecimento.

As promoções, segundo Marques, seguem a nova formatação da PM a partir do recém-criado Sistema Estadual de Segurança Pública -e foram conferidas pela qualidade dos oficiais. O Governo dividiu o Estado em dez territórios pela ótica da segurança pública, sendo cinco na capital e cinco no interior. Esses territórios serão comandados pelos novos oficiais superiores. "A PM passou por grandes dificuldades mas hoje é uma das instituições que mais honram nosso Estado", disse o governador. O desfile da tropa em saudação a Binho Marques e uma salva de fogos de artifício marcou o encerramento da cerimônia.

 

{xtypo_quote}"Momento é de festa e orgulho", diz comandante da PM{/xtypo_quote}

 

O processo de reestruturação, com novas e modernas leis de organização da carreira, possibilitou a graduação de 600 cabos e 400 sargentos, além da oferta de vagas para oficiais superiores. Romário Célio citou o aprimoramento de ações como o Programa de Erradicação das Drogas (Proer) que apenas nestes primeiros meses de 2008 já formou 4.434 estudantes, os quais estão aptos à dizer não às drogas. No total, desde sua implantação, o Proerd preparou 50 mil jovens.

"O momento é de festa e de nos orgulharmos de nossas ações", disse Célio ao anunciar a série de investimentos que foram ou estão sendo realizados pelo Governo Binho Marques. Entre eles, Célio citou a construção de cinco novos quartéis em Rio Branco.

{gallery}policia_militar{/gallery}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter