Otimização

Começa hoje novo horário de atendimento ao público nas delegacias das regionais

Começou a vigorar a partir desta quarta-feira, 2, o novo horário de atendimento ao público nas delegacias de Polícia Civil. Os serviços administrativos na sede da instituição, departamentos e corregedoria vão funcionar das 7 às 14 horas, em horário corrido para atendimento ao público. A partir desse horário as delegacias de bairros não fecham, mas priorizam os trabalhos investigativos e operacionais.

Após as 14 horas, os registros de ocorrências podem ser feitos normalmente em qualquer delegacia, na Delegacia de Flagrantes (Defla), localizada no bairro Estação Experimental, ou na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). Essas unidades já funcionam 24 horas por dia e agora terão uma equipe a mais nos plantões. Além disso, os setores do IML e da perícia criminal, para os casos de chamado de emergência, seguem diuturnamente.

Já no interior, pouca coisa muda no dia a dia. O registro de ocorrências de situações urgentes ou qualquer situação grave deverá ser normalmente feito pelas delegacias dessas cidades.

“As situações de flagrantes permanecem sendo atendidas pela Defla ou pela Deam. Somos polícia judiciária, e nossa maior atribuição é a investigação. A medida visa o fortalecimento desse serviço”, pontuou secretario de Polícia Civil Carlos Flavio Portela.

A mudança do horário de atendimento cartorário ao público para 7 horas ininterruptas visa possibilitar mais ações investigativas e de enfrentamento ao crime organizado.

Os agentes, escrivães e delegados da Polícia Civil permanecem com o horário de trabalho integral e sujeitos a convocação para participar de operações e diligências que são previstas no planejamento estratégico de combate à criminalidade.

“Estamos permitindo que as equipes de investigação deem celeridade ao processo investigativo e possibilitem melhores resultados. Importante frisar que nenhuma Delegacia de Polícia Civil fechará às 14 horas. Todas, sem exceção, permanecerão abertas 24 horas por dia. Apenas otimizamos o horário de atendimento ao público”, completa Portela.

Denúncias anônimas também podem ser feitas pelo número 181, evitando, assim, que o cidadão busque uma delegacia ou necessite se identificar.