Comidas regionais são destaque durante Arraial Cultural

Ao todo são 40 barracas com a venda de alimentação tradicional dos arraias acreanos (Foto: Angela Peres/Secom)
Ao todo são 40 barracas com a venda de alimentação tradicional dos arraias acreanos (Foto: Angela Peres/Secom)

Tacacá, rabada no tucupi, tapioca, milho cozido, bolo de macaxeira são algumas das comidas regionais que podem ser encontradas no 18º Arraial Cultural, na Gameleira.

Na quinta-feira, 7, além de prestigiar as apresentações das quadrilhas juninas, a população aproveitou as iguarias do Terreiro dos Quitutes.

Para o chefe do Departamento de Articulação das Artes da Fundação Elias Mansour (FEM), Romualdo Freitas, o Arraial da Gameleira está sendo aconchegante.

“Eu posso dizer que é um arraial familiar, as pessoas continuam com a sua tradição de vir para o arraial muito pela capacidade gastronômica que ele oferece”, declarou.

O Terreiro dos Quitutes funciona todos os dias a partir das 18 horas. Ao todo, são 40 barracas com a venda de alimentação tradicional dos arraiais acreanos.

A quarta noite do 18º Arraial Cultural foi prestigiada pela população acreana (Foto: Angela Peres/Secom)
A quarta noite do 18º Arraial Cultural foi prestigiada pela população acreana (Foto: Angela Peres/Secom)

A Barraca Delícias da Roça, da permissionária Lúcia Basílio, que trabalha no arraial desde a 4ª edição, é bem variada, oferecendo opções como milho cozido, canjica, pamonha, mingau de banana e outras iguarias. “Eu tenho bastante tempo trabalhando no arraial. A aceitação é muito boa, as pessoas gostam muito desse tipo de alimento”, afirmou.

A arquiteta Larissa Felix, que costuma comparecer ao Arraial Cultural, afirmou que está gostando muito do evento e pretende prestigiar os outros dias. “Este ano está muito organizado, bem estruturado, a praça de alimentação com uma variedade enorme. Muito bacana mesmo”, frisou.

Com o tema “São João na Gameleira tem Festejo a Noite Inteira”, o Arraial Cultural segue até domingo, 10, quando será realizada a premiação e apresentação das quadrilhas juninas campeãs.

O Arraial Cultural é uma atividade do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), com o apoio da prefeitura de Rio Branco e da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac).