Comissão avalia projetos inscritos no edital do Programa de Pesquisa para o SUS

Comissão avaliou propostas (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Comissão avaliou propostas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesacre), Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tornou pública a chamada do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). No Acre, 10 projetos foram inscritos e submetidos à avaliação de pesquisadores.

A comissão especialista é composta por dois convidados de outros estados, um integrante do Ministério da Saúde e representantes da Sesacre e Fapac. Os membros estiveram reunidos na quarta-feira para a análise técnico-científica e relevância social dos projetos.

Na última quinta-feira, 27, o Comitê Gestor do PPSUS, que inclui também integrantes do CNPq, participou de uma videoconferência para a análise orçamentária. A lista prévia de projetos contemplados será definida depois dessa etapa. O resultado oficial será divulgado pelo governo na próxima semana.

José Eloy explica detalhes do programa (Foto: Diego Gurgel/Secom)
José Eloy explica detalhes do programa (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O programa tem o objetivo de apoiar as atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação da área da saúde. Dos projetos inscritos, cinco dizem respeito ao estudo do zika vírus e cinco à doença de Chagas.

“Esse é um programa que existe desde 2004 e contempla todos os estados, com o diferencial de que cada estado levanta as suas áreas de prioridades, além de ter gestão compartilhada. Assim, as instituições envolvidas entram e consenso e decidem como se dará a aplicação dos recursos”, explicou José Eloy dos Santos Júnior, consultor técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS).

A divisão dos recursos varia de acordo com as necessidades de cada estado. No caso do Acre, o MS vai disponibilizar 75% do repasse, enquanto o governo do Estado dá a contrapartida de 25%. Esta edição vai destinar recurso financeiro no valor de R$ 205.413,01. “Até o fim deste ano, todas as propostas contempladas serão contratadas, haja vista que o recurso já está disponível”, comentou Eloy.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter