Apresentação do programa

Comissão seletiva do edital Rumos Itaú Cultural promove oficina em Rio Branco

Evento apresentou o programa aos pesquisadores, pensadores, gestores e fazedores culturais de Rio Branco (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Com um investimento de R$ 15 milhões, o edital Rumos Itaú Cultural está aberto a inscrições em todo o Brasil. Para apresentar o programa e tirar dúvidas ligadas ao certame, membros da comissão de seleção da iniciativa promoveram na noite de terça-feira, 5, na Biblioteca Pública, uma oficina e conversa com pesquisadores, pensadores, gestores e fazedores culturais de Rio Branco.

A Caminhada Rumos Itaú Cultural passará por 11 capitais brasileiras que tiveram uma participação tímida nas últimas edições do edital. De acordo com a gerente no núcleo de artes visuais da instituição, Sofia Fan, a proposta é fazer uma escuta local com pessoas da área, a fim de trocar ideias e entender a realidade da classe cultural do estado.

“Pretendemos estimular para que todos os tipos de projetos possam ser inscritos, pois desde 2013 o edital deixou de ser focado por expressões artísticas para se tornar aberto a todos os segmentos ligados à pesquisa, residência e demais áreas da arte e cultura brasileira”, destaca Sofia.

A diretora-presidente da Fundação Elias Mansour e participante da comissão de avaliação do edital, Karla Martins, aponta de que forma a iniciativa beneficia a cultura local: “Essa escuta propõe que o movimento cultural se misture e possa pensar sobre o cenário da cidade, fazendo com que isso tome maiores proporções e ganhe mais visibilidade”.

As inscrições no Rumos seguem até 3 de novembro e podem ser feitas no site da instituição. Já o resultado será divulgado no dia 28 de maio de 2018, e os contemplados serão informados por telefone e por meio meio de publicação no site do Itaú Cultural.