Competições celebram o Dia Estadual do Agente Penitenciário

Várias competições, entre natação, corrida, resistência, tiro ao alvo e futebol, foram realizadas envolvendo os profissionais da área (Foto: Angela Peres/Secon)

O presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, teve uma atividade diferente do que é de costume, pois a Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen-AC), em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), realizou uma séria de atividades no complexo.

As atividades são comemorativas e lembram o Dia Estadual do Agente Penitenciário, celebrado em 10 de junho.  Uma extensa competição ocorreu durante todo o dia desta sexta-feira, 14, quando os profissionais puderam realizar provas de corrida, natação, resistência e tiro ao alvo.

A escolha do local das competições se deu por conta do agente penitenciário vivenciar naquele espaço uma rotina do sistema prisional, pois a ideia era levar entretenimento aos profissionais que ali trabalham.

“Esses trabalhadores puderam realizar uma atividade de entretenimento. O ambiente carcerário é muito tenso e estressante, podemos proporcionar esse momento de alegria, parceria e descontração entre os colegas que dia após dia lidão com essa profissão de risco”, enfatizou o presidente da Asspen, José Janes.

De acordo com o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, as comemorações não foram realizadas na data alusiva, pois não era o momento adequado para realização das competições.

“Parabenizo a todos os profissionais agentes penitenciários, pois são guerreiros que gerem o sistema carcerário do nosso estado.”

Competições

Agentes da capital e do interior participaram da corrida em torno do presídio que corresponde a um percurso de 300 metros, realizaram uma prova de natação no lago em frente à FOC, além uma outra corrida com saco de areia de 60 kg e tiro ao alvo.

No período da tarde foi realizado um campeonato de futebol com participação de mais de 100 agentes penitenciários e funcionários do sistema prisional.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest