Competidoras se preparam para a Prova dos Três Tambores na Expoacre

Prova será realizada dia 27, durante a Expoacre (Foto: Cedida)

A arena de Rodeio já está preparada para receber os atletas para a competição das provas equestres.

Com data marcada para ser realizada, dia 27 de julho, quinta-feira, a prova equestre de velocidade que leva charme e elegância para a arena de rodeio, por ser a única competição que conta com a participação feminina, promete levar muita emoção ao público da Expoacre 2017.

Além das habilidades do competidor e condições físicas do cavalo, a prova do tambor envolve muita adrenalina, paixão e determinação para contornar os tambores em um percurso triangular preestabelecido, no menor tempo possível, sem derrubar nenhum tambor ou cair do cavalo.

Como em todo esporte, o tambor também tem suas penalidades e desclassificações. Uma das regras essenciais é o cuidado com a saúde do animal, podendo desclassificar o competidor caso o juiz identifique maus-tratos com chicote ou espora.

Sobre a preparação para a prova, a atleta Renata Zamora destaca que em primeiro lugar vem a preparação do animal. O animal tem que estar bem condicionado fisicamente no ponto ideal de entrar numa competição, neste caso, cabe ao treinador essa responsabilidade. Depois vem a adaptação e o entrosamento do animal com o competidor.

“A gente treina de três a quatro vezes por semana. Os dois têm que estar bem condicionados e em plena sintonia. No início é preciso ganhar confiança, entender o cavalo. Se a gente fica insegura, o animal sente, daí você segura onde não é para segurar, solta quando não é para soltar”, contou.

Para a atleta, a Prova dos Três Tambores é uma das competições mais encantadoras do Rodeio, não é por acaso que cativa jovens e crianças. Desde criança, ela aprendeu com o pai a sentir a emoção da arena e fez questão de manter a tradição familiar.

Atualmente, sua filha Clara Zamora, de 13 anos, já colhe os frutos de sua dedicação e carrega na bagagem o brilho de várias fivelas e prêmios em competições, inclusive dois títulos de campeã da Expoacre.

A Prova dos Três Tambores tem como principal lição a disciplina, o esforço e o amor aos animais. E foi nessa base que Renata Zamora, escolheu educar a filha. “A criança se apaixona, se envolve completamente. É um esporte envolvente, há que se ter muita disciplina e foco. Desta forma, a criança não tem tempo para perder com celular ou se envolver com drogas. Montar a cavalo é uma ótima terapia”, afirmou.

A competidora Clara Zamora, que conquistou recentemente o 1º e 2º lugar na jovem B da NBHA Acre, disse que todas as competições têm aquela “pressão”, mas na Expoacre é diferente. “O tambor já tem muita adrenalina, quando você entra na arena lotada é uma pressão dobrada, porque o público é maior e gera muita expectativa”, disse a campeã mirim que está se preparando para conquistar mais um título na Expoacre com a sua égua Dixie Pops 3S.

No Acre, esse esporte vem se popularizando cada vez mais pela Federação NBHA/AC, que este ano conquistou o título de campeã, pela segunda vez, da Copa dos Estados NBHA do Brasil, em uma prova que envolveu a participação de 14 delegações. A prova do tambor na Expoacre representa a 4ª etapa do 7º Campeonato de Três Tambores da NBHA Acre, consagrado o maior evento equestre do Estado do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter