União de Estados

Comunicação estabelece estratégia para Amazônia, em Fórum de Governadores

Para divulgar a realidade amazônica e os desafios da região em promover o desenvolvimento de forma sustentável e inclusiva, secretários de Comunicação da Amazônia Legal decidiram estratégias dentro do Fórum de Governadores nesta quinta-feira, 10, em Cuiabá, Mato Grosso.

A Comunicação decidiu pela criação de um portal para divulgar a gestão ambiental dos estados (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Entre as atividades conjuntas, foi definida a criação de um portal que formará uma rede de informações sobre os estados membros: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia.

Andréa Zílio, secretária de Comunicação do Acre, explica a importância dessa união dos estados para dar voz à região. “É incrível como uma região tão importante para o mundo é tão difícil de ser notícia. O Fórum de Secretários de Comunicação busca uma integração para divulgar a gestão de políticas ambientais de todos os Estados da Amazônia Legal, que deve, sim, ser vista pelo mundo”, afirma Andréa, que também é vice-coordenadora do grupo de gestores.

Ela explica ainda que o portal será formalizado no próximo encontro do fórum, em Rio Branco, capital acreana, no mês de outubro. “O objetivo maior é a integração dos estados, apresentando suas peculiaridades mas principalmente o que têm em comum”, explica Andréa.

Pautas comuns

Dentre as pautas comuns, foi debatido também modelos de qualificação conjunta de profissionais da área de comunicação dos membros, além da ação de divulgação integrada do Dia da Amazônia na próxima Conferência das Partes de Meio Ambiente, a COP 23, que ocorrerá na Alemanha em novembro.

Daniel Nardin, titular da pasta no Pará e coordenador do grupo, fala dos avanços que esse Fórum de Secretários têm trazido para a área. “A comunicação passou um mero divulgador de ações de governo para ser um elemento de transformação da sociedade”, afirma.

Ele explica que o bom uso dos meios comunicação ajuda a divulgar os potenciais turísticos, o que gera renda para o estado. Com a educação, pode-se sensibilizar as comunidades locais a terem um tratamento diferenciado com o meio ambiente. “A comunicação é um condão de mudanças da sociedade. Ela tem que mudar a chave quando o governo pensa-a apenas para divulgar ação de Estado. Tem que ser usada para mudar a sociedade”, conclui Nardin.

Estiveram presentes ainda os secretários Kenia Borges, do Tocantins, e Gilberto Ubaiara, do Amapá, além ainda de representante do Amazonas e do Mato Grosso.

Encontros técnicos

Gestores debatem temas para a união da Amazônia Legal (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O dia foi cheio de acertos e debates intensos sobre meio ambiente e turismo e pela criação do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, que deu um passo importante.

Sobre o consórcio, será realizado um trabalho conjunto com os procuradores de cada estado para a elaboração do regimento. Além disso, cada governador será consultado para ampliar as pautas e, assim, ter um consórcio mais legítimo.

No turismo, a titular da pasta no Acre, Rachel Moreira, propôs a criação de uma câmara temática para o setor, que será operacionalizada no próximo encontro. E na questão ambiental, entre outras pautas, foi decidido que na próxima COP será realizado o Dia da Amazônia, em uma força conjunta dos estados.

O conjunto de Estados da Amazônia Legal sai mais forte do seu primeiro dia de encontro.