Comunidade Ativa

Projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte já estão homologados

 

comunidade_atividade_170708_foto_angela_peres.jpg

Governo do Estado homologa projetos que irão promover o esporte no Acre. (Foto Angela Peres / Secom)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul) passou a bola para a comunidade com a homologação dos resultados da avaliação de projetos apresentados para a Lei de Incentivo ao Esporte 2008 e para o projeto Comunidade Ativa. Milhares de pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente com ações voltadas para o fomento de atividades básicas de esporte e lazer para as comunidades. As homologações dos resultados foram assinados pelo secretário da pasta, Cassiano Marques.

Lei de Incentivo ao Esporte – Este ano, uma mudança na forma de avaliação dos projetos aproximou o benefício das organizações interessadas. A criação de subcomissões com integrantes das próprias regionais facilitou a análise dos projetos apresentados. Outro novo critério, a distribuição dos recursos considerando o número de habitantes dos municípios e o volume de projetos apresentados ajudou a construir um resultado bastante positivo: 100% dos municípios que apresentaram projetos foram contemplados. Em nove anos, o programa de incentivo ao esporte já distribuiu mais de R$ 5 milhões para a execução de 927 projetos. "A transparência foi o ponto alto deste processo. Agora é possível conferir o número de pontos atingidos por cada projeto", disse o secretário Cassiano Marques. Os contemplados de 2008 já podem retirar os bônus na Setul.

Comunidade Ativa – A primeira etapa do projeto Comunidade Ativa vai distribuir kits esportivos para 116 projetos atendidos nas áreas rural, urbana e aldeias indígenas. Cada kit contém 17 itens de materiais esportivos. Os projetos, dependendo de suas especificidades entre as modalidades futebol de campo, futsal, voleibol, basquete e handebol, recebem itens adicional. Ao todo quase 3 mil itens serão distribuídos entre associações de moradores e organizações sociais. "Isto foi possível graças à decisão do Ministério do Esporte de abrir mão da cota de produção dos itens confeccionados a partir do projeto Pintando a Liberdade", conta Cassiano Marques referindo-se ao projeto de ressocialização dos detentos do Acre. Os kits esportivos serão entregues para cada comunidade imediatamente após o curso de formação previsto para iniciar em Rio Branco e nos demais municípios do Estado a partir desta sexta-feira, 18. O cronograma das atividades está disponível na Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul).