Projeto tem como público-alvo os jovens, mas atende homens e mulheres de qualquer idade (Foto: Marcelo Torres)

Segurança preventiva. Essa é uma das diretrizes que o governo do Acre vem trabalhando, por meio do Projeto Oportunidade, que tem por objetivo levar as comunidades mais carentes e que residem na periferia educação, cultura, esporte e cursos profissionalizantes. Desta vez a comunidade do bairro Cidade Nova foi agraciada com curso de técnico de vendas, para mais de 40 alunos inscritos.

O projeto tem como público alvo os jovens, mas atende homens e mulheres de qualquer idade. A ideia é não trabalhar somente com o adolescente privado de liberdade e que está cumprindo medida socioeducativa, explicou o diretor-presidente do Instituto Socioeducativo, Rafael Almeida.

“Estamos fazendo algo que estes jovens evitem chegar dentro do sistema socioeducativo, pois a partir desse projeto estamos tirando esse público da ociosidade e ao mesmo tempo proporcionando uma oportunidade de se profissionalizar e contribuir com a  sua comunidade comunidades”, destacou Almeida.

Ele ressalta ainda que essa prática pode livrar os adolescentes da prostituição, alcoolismo e das drogas. “Este investimento na vida desses jovens enquanto ele não conhece a criminalidade ou está iniciando, para que ele possa iniciar em uma vida melhor”, declarou.

Para a dona de casa, Maria da Cunha, essa ação é uma verdadeira oportunidade, pois esses cursos são caros e a situação financeira não permitia que a mesma pudesse fazer um curso.

“Essa é minha oportunidade, pois pretendo trabalhar de vendedora em loja, já perdi de ser contratada, pois não tinha um curso especializado como esse, agora acredito que vou conseguir meu tão sonhado emprego”, disse com empolgação a dona de casa.

Que projeto é esse?

O Projeto Oportunidade foi lançado no mês de novembro de 2016, desde seu lançamento até os dias de hoje, o projeto contemplou mais de 450 pessoas foram beneficiados com cursos profissionalizantes, desde, pedreiro, carpinteiro eletricista, auxiliar técnicos, frentistas, além,em das atividades de cultura e lazer atendendo mais de três mil pessoas.

O Projeto Oportunidade conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/ AC), que disponibiliza uma equipe de técnicos para auxiliar nos cursos profissionalizantes ofertados de forma gratuita para a comunidade, e também com o apoio da Organização de Conservação Ambiental e Proteção Indígena (Oncapi/AC).