Confira as opções de turismo no Acre para aproveitar o feriado prolongado

Pensando no que fazer durante o feriado prolongado? No Acre, algumas opções de turismo e lazer estarão abertas ao público durante os quatro dias – de sexta, 20, a segunda-feira, 23 –, de forma gratuita, voltadas ao público infantil e adulto.

Entre os pontos turísticos, estão o Palácio Rio Branco, a Gameleira e o Mercado Velho, localizados na parte central de Rio Branco, o Parque Chico Mendes, no Segundo Distrito, o Sítio Histórico do Quixadá, distante 30 minutos da cidade, e o Seringal Cachoeira, em Xapuri.

Saiba mais sobre os espaços:

Palácio Rio Branco

Aberto na sexta, sábado e domingo, das 16 às 20 horas

Avenida Getúlio Vargas – Centro

(Foto: Diego Gurgel/Secom)

Sede do governo do Acre, o Palácio Rio Branco foi construído, inicialmente, na década de 1920, com o projeto do alemão Alberto Massler. Inspirado nas edificações gregas, foi inaugurado em 1930, porém só foi totalmente concluído no governo de José Guiomard dos Santos, em 1948.

Considerado o maior prédio arquitetônico do Acre, foi tombado em dezembro de 2005. Em 2008, na gestão de Binho Marques, foi oficialmente instituído Museu Palácio Rio Branco.

No local, é possível contemplar o Obelisco dos Heróis da Revolução e a fonte da sagração. Além disso, pode-se, ainda, conhecer diversas fases da história do povo acreano, por meio de vídeos, fotografias e depoimentos em áudio.

Calçadão da Gameleira

Espaço público

Rua Senador Eduardo Assmar – Segundo Distrito

(Foto: Acervo Secom)

Localizada à margem direita do Rio Acre, a Gameleira é um grande calçadão que conta com quiosques e bancos para apreciar a paisagem, além de hospedar o grande mastro da bandeira do estado. No local, está a centenária árvore que deu seu nome, e que é considerada símbolo de perseverança e resistência do povo acreano, servindo de referencial para a fundação da capital, no fim do século 19.

Novo Mercado Velho

Espaço público

Avenida Epaminondas Jácome – Centro

(Foto: Sérgio Vale/Secom)

Antigamente conhecido como Mercado Municipal, construído na década de 1920, hoje é considerado um ponto de encontro dos moradores e turistas que passam pela capital acreana. Localizado na margem esquerda do Rio Acre, de frente para a passarela Joaquim Macedo e as pontes Juscelino Kubitcshek e Coronel Sebastião Dantas, o Novo Mercado Velho conta com bares, restaurantes e lojas de artesanato.

Parque Chico Mendes

Aberto na sexta, sábado e domingo, das 7 às 17 horas

Rodovia AC-40, km 7 – Bairro Vila Acre

(Foto: Acervo Secom)

Inaugurado em 1996, o Parque Chico Mendes conta com um espaço de 53 hectares, entre trilhas, minizoológico, playground e espaço para piqueniques.

O local oferece, ainda, uma casa de memória ao líder seringueiro Chico Mendes, onde é contada sua história de vida, luta e trágica morte. Além disso, há outro local que simula a casa de seringueiro, feita em madeira e sem pregos, tais como eram construídas na época do Ciclo da Borracha. Representações de lendas da floresta, como a Mãe da Mata e o Curupira, também são encontrados no parque.

Sítio Histórico Quixadá

Todos os dias durante o feriado prolongado, das 9 às 17 horas

Estrada do Quixadá – Zona Rural

(Foto: Acervo Secom)

O Sítio Histórico do Quixadá foi construído, inicialmente, para a gravação da minissérie “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes”, produzida pela Rede Globo. Atualmente, o local funciona como museu que guarda os itens usados na trama, como roupas e objetos. Além disso, há também um restaurante que serve comidas típicas do Acre.

Seringal Cachoeira (Xapuri)

Rodovia BR-317, km 172 – Ramal Cachoeira

(Foto: Diego Gurgel/Secom)

O Seringal Cachoeira foi construído no local em que ocorreu o último embate entre seringueiros e seringalistas, em Xapuri. O espaço oferece chalés rústicos, culinária típica e o maior circuito de arvorismo de toda a Amazônia, reinaugurado recentemente pelo governo do Estado. A aventura contempla um perímetro de 623 metros, contando com 16 desafios diferentes.

Além disso, logo será entregue a área contemplativa, que permitirá a participação de deficientes físicos, e a mudada a tirolesa de lugar, que funcionará sobre o lago próximo à pousada.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter