Conheça os ganhadores do concurso de blogs e curtas-metragens realizado na Viver Ciência

Buscando incentivar a cultura digital dentro das escolas, a Secretaria de Educação e Esporte (SEE), por meio da coordenação de tecnologia educacional realizam concurso de blogs e curtas metragens dentro da programação da Viver Ciência.  O concurso já acontece há três anos e serve como incentivo à participação dos alunos em relação à tecnologia.

Cleice Moreira, coordenadora de tecnologia educacional e integrante da comissão que avaliou os trabalhos conta que o concurso é uma forma de fomentar o uso das tecnologias dentro das escolas e é também uma ferramenta de participação democrática.  “O blog é uma forma de mostrar para a comunidade escolar os eventos e acontecimentos das escolas como um local de divulgação das ações”, diz.

Ganhadores foram premiados com cheques cujos valores variam entre R$ 400 e R$ 1.000 (Foto: Ariel Lima)

Os curtas-metragens são vídeos de no máximo 5 minutos, feitos pelo celular. O NTE forneceu oficinas de vídeo, aulas sobre roteiro, enquadramento e técnicas voltadas para produção de vídeo, para os alunos como forma de motivação.

Os temas são voltados à vida escolar e também assuntos transversais, fazendo referência ao tema da terceira edição da mostra Viver Ciência, “Unindo Saberes”. A comissão avaliadora classificou os ganhadores segundo os critérios de atualização, qualidade das informações, uso de logomarcas oficiais, informações escolares, comunicados, produção e projetos. “É uma forma de a escola divulgar e concentrar as ações, para que sirva como um recurso de consulta e memória”, conta a avaliadora.

Os blogs que já têm atuação mais extensa, ou seja, tempo de atuação maior, conseguem pontuação elevada, pois esse tempo representa uma acuidade maior daquele trabalho. Na comissão há profissionais da área do cinema e educação, como por exemplo, o cineasta acreano Adalberto Queiroz. Consultores e técnicos também integraram a comissão.

O objetivo do concurso é que, ao longo do tempo, a ação se consolide e já fique no calendário da secretaria e das escolas, sendo complemento das atividades escolares.

 Sobre a premiação

Além da premiação em dinheiro os ganhadores e a escola ganharão também um certificado de participação do evento.

10 lugar Curtas-metragens: 600 reais.

10 lugar blogs: 1000 reais, 20 lugar: 600 reais, 30 lugar: 400 reais.

Vencedores Viver Ciência 2017

Blogs

10º lugar : Escola José Ribamar Batista

20º lugar: Escola Dr. Djalma da Cunha Batista

30º lugar: Escola João Batista Aguiar

Curtas

Categorias: EJA/PEM

10º lugar: “De volta para a escola”, escola Airton Senna da Silva

Categoria: Fundamental II

10º lugar: “Ciência e seus Saberes”, escola Elozira dos Santos Thomé

Categorias: Ensino Médio

10º lugar: “Piso Ecológico”, escola Rural Ena Oliveira

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter