Conselhos nivelam resultados do Sistema de Serviços Ambientais

A oficina foi direcionada pelo coletivo dos três Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e de Florestas (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A oficina foi direcionada pelo coletivo dos três Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e de Florestas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Uma oficina direcionada pelo coletivo dos três Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e de Florestas foi realizada nesta terça-feira, 23, no auditório da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

Junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e ao Instituto de Medidas Climáticas (IMC) foi possível nivelar os aspectos relativos ao Sistema Estadual de Incentivos aos Serviços Ambientais (Sisa).

O encontro contou com a participação da SOS Amazônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro de Trabalhadores da Amazônia (CTA) e Fundação Nacional do Índio (Funai).

“Estamos divulgando e dando a transparência ao Sisa. Com essa oficina e as demais que estamos realizando, a gente espera dar a devida transparência ao sistema e, a partir desse processo de formação, eles possam interagir dentro dos seus assuntos específicos, dando as contribuições para que a gente possa ter uma politica de fortalecimento das baixas emissões de carbono”, contou a diretora-presidente do IMC, Magaly Medeiros.

O secretário de Meio Ambiente Edegard de Deus acrescentou que se trata de um processo de socialização das comunidades e sociedade nos aspectos relativos ao Sistema de Incentivos aos Serviços Ambientais.

“Esse é o momento de reunir os conselhos para, não só prestar conta, mas interagir com os conselheiros passando uma serie de conceitos e resultados da implementação desse sistema no Acre . É um sistema inovador que recebeu recurso do banco alemão KfW, para implantar a primeira experiencia no mundo com crédito de carbono, envolvendo a comunidade rural”, pontuou o gestor.

Edegard de Deus disse que se trata de um processo de socialização das comunidades e sociedade nos aspectos relativos ao Sisa (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Edegard de Deus disse que se trata de um processo de socialização das comunidades e sociedade nos aspectos relativos ao Sisa (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Seminário de apresentação de resultados

A equipe de Meio Ambiente anunciou que nos dias 12 e 13 de setembro será realizado um seminário voltado para a apresentação dos resultados do Sisa ao conjunto da sociedade.

O objetivo é avaliar a implementação de políticas por meio da realização deste seminário, que acontecerá subsequentemente às oficinas realizadas nos últimos dias.

Sisa

Criado em outubro de 2010, por meio da lei n° 2.308, o Sistema Estadual de Incentivo aos Serviços Ambientais tem como objetivo principal fomentar a manutenção e ampliação da oferta de serviços e produtos ecossistêmicos, promovendo a economia acreana, por meio da preservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter