Consolidação do turismo na Amazônia é tema de encontro

Grupo tem a função de pensar estrategicamente o desenvolvimento das potencialidades turísticas da região

acre_salao_do_turismo_foto_gleilson_miranda_02.jpgPensar em ações integradas para promover o desenvolvimento da macro-região Norte. Este é o foco do grupo de pensadores que está sendo implantado para debater questões referentes ao tema Amazônia.

O secretário de Esporte, Turismo e Lazer Cassiano Marques se reuniu com o coordenador nacional da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, Aristides Cury, durante a terceira edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece no Anhembi, em São Paulo, até o próximo dia 22.

Aristides Cury é uma das personalidades nacionais com dedicação profissional voltada para pensar o desenvolvimento do turismo no Brasil e fará parte do grupo. Segundo ele, o momento vivido hoje pelos estados da região Norte propicia condições estruturantes para que as idéias fomentadas pelo grupo de discussão possam ser colocadas em prática, e proporcionem resultados para a população da Amazônia.

Ele acredita que a atividade de turismo na Amazônia é uma alternativa altamente viável de desenvolvimento sustentável para trazer empregos, gerar riquezas, melhorar a qualidade de vida e também fomentar investimentos para a região. "Criar um grupo multidisciplinar de pessoas que enxergam a realidade de formas diferentes pode fazer com que juntos a gente consiga soluções que cada um olhando por si só não conseguiria", destacou o coordenador.

Os integrantes do grupo irão desenvolver o papel de orientar as instituições governamentais e da iniciativa privada na elaboração de projetos que visam o turismo da Amazônia. De acordo com o secretário Cassiano Marques existe a necessidade de agregar ao processo de desenvolvimento da região mais pessoas que entendam com profundidade das demandas do mercado nacional e internacional.

Cassiano ressalta que é importante que essas pessoas possam delimitar os problemas que precisam ser superados do ponto de vista do desenvolvimento do turismo. "Não é o achismo dos Estados que irá nos levar muito longe. Nós queremos chegar muito longe, por isso nada melhor que ter pessoas reconhecidamente personalidades do turismo no Brasil nos ajudando neste processo".