Consulta pública sobre o uso do gentílico vai até o fim de fevereiro

acreano-x-acrianoO governo do Estado prorrogou até o dia 29 de fevereiro, a consulta pública do gentílico do Acre para o uso dos termos “acreano” e “acriano”.

Caso seja aprovado o termo com a letra “e”, como é tradicionalmente usado, será encaminhado um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para tornar oficial o seu uso. Para participar da consulta, clique aqui.

O assunto entrou em pauta quando o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa passou a vigorar, no começo deste ano. Desde então, iniciaram-se diversos debates sobre o uso do gentílico. Ao contrário do que se tem comentado, o acordo não realizou modificações nesse aspecto, apenas manteve a regra que já existia para os gentílicos. Segundo a norma padrão da língua portuguesa, a grafia correta é “acriano”.

De acordo com a secretária de Estado de Comunicação, Andréa Zílio, a consulta é uma forma de ouvir a população. “Já que se trata de nossa identidade cultural, memória e sentimento de pertencimento, acreditamos que a consulta vai reforçar o que propõe o projeto de lei”, destaca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter