Moção de aplauso

Coordenação do “Se Liga Aí” recebe homenagem na Câmara de Vereadores de Rio Branco

A coordenação do programa “Se Liga Aí”, que tem como proposta discutir temas referentes à promoção de saúde sexual e reprodutiva, orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis/Aids e enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas em todo o Acre, recebeu nesta quinta-feira, 22, Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Rio Branco.

O programa, criado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e atualmente executado em parceria com o gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, tem se tornado uma ferramenta importante para a formação de uma juventude mais consciente e já formou mais de 300 jovens multiplicadores em dez municípios acreanos.

Por iniciativa do vereador Rodrigo Forneck, o criador e coordenador do programa, Antônio Neto, recebeu a homenagem.

Equipe da Sesacre e vereadores durante entrega da Moção de Aplausos (Foto: Cedida/Victor Augusto Farias)

Em seu discurso na Câmara de Vereadores, Antônio Neto explicou que o sucesso do programa se deve ao esforço de diversos profissionais que dele fazem parte. “Esses resultados que estamos vivendo têm que ser creditados ao trabalho de muitas pessoas que sempre acreditaram no ‘Se Liga Aí’. É preciso destacar desde os jovens, que são os atores principais, a equipe de coordenação, até os profissionais que ajudam nos municípios.”

Como resultado do sucesso do programa, Antônio Neto menciona a diminuição dos índices de gravidez na adolescência nas regiões onde já está implantado. “Ainda temos muito a avançar, mas já conseguimos alguns indicadores importantes, como a diminuição do número de adolescentes grávidas, que demonstram que o programa está no caminho certo.”

A previsão é de que em 2018 o “Se Liga Aí” chegue a todos os 22 municípios e alcance a marca de 500 jovens multiplicadores capacitados.