Cordilheira dos Andes: acreanos visitam Peru de carro e de ônibus

GUR_0612
Bela paisagem e cultura vibrante são atrações da viagem (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Paisagens exóticas, cultura vibrante, boa pavimentação e rede de serviços vêm atraindo cada vez mais turistas à Carretera Interoceánica, ou Estrada do Pacífico, especialmente no trecho do sul do Peru, cuja principal porta de entrada é o Acre.

Recentemente, o anúncio de uma linha direta entre Rio Branco e Cusco, no Peru, por uma empresa de transportes terrestres, a Karol Tur, apoiada pelo governo do Estado, despertou o interesse dos acreanos em conhecer a cidade que foi o centro do império inca.

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
(Foto: Diego Gurgel/Secom)

O que pouca gente sabe é que é possível realizar a mesma viagem em veículo próprio com pouca burocracia, alternativa para quem gosta de uma boa aventura em um carro comum de passeio. A opção permite paradas livres, desde a Amazônia peruana até os altiplanos andinos, com neve de maio a julho.

Pela BR-317, atravessando os municípios de Senador Guiomard e Xapuri, a distância do centro de Rio Branco até o centro histórico de Cusco é de aproximadamente 1.035km, que podem ser percorridos confortavelmente em um dia e meio, com uma noite de descanso.

Com estradas pedagiadas, o condutor tem a segurança de socorro em todo o trecho, além de conhecer os picos nevados, vales, animais da região, como a lhama, e as comunidades tradicionais que vivem ali.

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
(Foto: Diego Gurgel/Secom)

Uma das recomendações principais é iniciar a viagem com a revisão em dia, e também que não se faça o trajeto “às cegas”. Apesar de o único documento exigido pelo serviço de imigração – em Iñapari, primeira cidade peruana – ser carteira de identidade com até dez anos de expedição legível, ou passaporte vigente, existem alguns outros cuidados com a documentação do veículo.

O proprietário do carro deve ser o condutor, ou pelo menos ele deve estar presente no veículo. Também é aconselhável procurar uma agência de viagens local, para obter informações mais específicas sobre seguros obrigatórios como o Soat (Seguro Obrigatório de Acidente de Trânsito) e outros opcionais, como o de saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter