Coronel Ulysses Araújo assume subcomando da Polícia Militar do Acre

Tião Viana empossa o coronel Ulysses Araújo no subcomando da Polícia Militar do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana empossa o coronel Ulysses Araújo no subcomando da Polícia Militar do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana deu posse na Casa Civil nesta quarta-feira, 9, ao novo subcomandante geral da Polícia Militar do Acre (PMAC), coronel Ulysses Araújo. O militar substitui o subcomandante, coronel José Américo Gaia, que após o cumprimento de 21 anos de serviço em prol da Segurança Pública vai para a reserva.

O chefe do Gabinete Militar, coronel Raimundo Nonato Aires, e o comandante-geral da PMAC, coronel Júlio César, acompanharam a transição. “Pela ocasião do cumprimento do tempo de serviço e ida para a reserva do coronel Gaia, o governador decidiu, com o aval do comando militar, dar posse ao coronel Ulysses”, contou o coronel Júlio César.

A partir deste mês, o coronel Ulysses assume o subcomando diretamente com todos os assuntos da corporação, sendo, ainda, o substituto oficial do comandante em todas as ações.

“A ideia é continuar o trabalho que já estávamos executando na diretoria operacional e no comando de policiamento da capital, no sentido de realizar ações que visem a diminuição da criminalidade e a valorização do nosso público interno”, afirma o empossado.

Perfil do novo subcomandante

O coronel Ulysses Freitas Pereira de Araújo tem 43 anos e é natural de Cruzeiro do Sul.  Formado em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), é bacharel em Segurança Pública e Pós Graduado em Direito Civil, Direito Penal e Processual Militar e Gestão Superior de Polícia.

Membro fundador do Comando de Operações Especiais (COE), comandou o Bope, o Batalhão Motorizado, 3º BPM, 5º BPM, 6º BPM (Cruzeiro do Sul), e CPO 1 e CPO 3.

Possui curso de Formação de Oficiais na PM do Pará, de Aperfeiçoamento de Oficiais da PM de Alagoas, e curso Superior de Polícia na PM do Ceará. Possui, ainda, diversos cursos de especialização policial e militar nas áreas de Guerra na Selva (CIGS), SWAT, Contraterrorismo, Operações e Táticas Especiais e Direitos Humanos realizados em Portugal, Espanha, França, Itália, Israel e Estados Unidos.