Corpo de Bombeiros e Semeia realizam operação de combate às queimadas

Crianças e idosos são os mais atingidos pela baixa umidade do ar e a fumaça das queimadas (foto: Júnior Aguiar)

Com o objetivo de reforçar as ações de combate às queimadas, que tantos prejuízos causam à saúde e ao meio ambiente, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia) realizaram uma ação conjunta para demonstrar suas estratégias de atuação no controle e fiscalização das queimadas urbanas no perímetro de Rio Branco.

A operação foi realizada na sexta-feira, 4, no 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, situado no Segundo distrito de Rio Branco.

O Corpo de Bombeiros atua a qualquer hora do dia ou da noite para minimizar os impactos do fogo sobre a população. A proposta é reforçar à sociedade as dificuldades, o desgaste e o perigo que os bombeiros enfrentam no dia a dia em função de incêndios florestais e urbanos.

“Estamos em agosto e o período crítico se intensifica até setembro. As pessoas precisam ter consciência de que queimar, ou mesmo colocar fogo no fundo do quintal, é crime e pode causar prejuízos à residência e ao entorno”, ressalta o comandante-geral do CBMAC, coronel Roney Cunha.

Fiscalização


A Semeia é responsável pela parte educacional e de conscientização da população sobre os riscos e danos das queimadas, além de fiscalizar e aplicar multa para os responsáveis. “Queimar é crime estabelecido pelo artigo 250 do Código Penal. O responsável pode ficar recluso no período de 3 a 6 anos, sendo que a multa que varia de R$ 250,00 a 10 mil reais”, alerta o secretário de Meio Ambiente de Rio Branco, Aberson Carvalho.

A prefeitura de Rio Branco conta com duas viaturas que circulam pela capital buscando fazer o enfrentamento ao fogo. Além disso, o Departamento de Educação Ambiental atua nas regionais fazendo diálogos com os presidentes de associações de moradores.

Por vezes, um incêndio começa com um montinho de lixo queimado no fundo do quintal e que sai do controle. É comum também produtores rurais colocarem fogo no terreno para renovar o pasto ou a área para o plantio. Denúncias podem ser feitas pelo número 193.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter