Corpo de Bombeiros participa de ação de combate ao mosquito Aedes aegypti

População é orientada a adotadas medidas para eliminar focos e criadouros do mosquito (Foto: Cedida)
População é orientada a adotadas medidas para eliminar focos e criadouros do mosquito (Foto: Cedida)

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Acre (CBMAC), em parceria com as secretarias de Saúde do Estado e de Rio Branco, Defesa Civil Estadual e Exército Brasileiro, realiza, desde a última segunda-feira, 4, uma grande ação para combater o Aedes aegypti. O objetivo é eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Na ação, são distribuídas cartilhas explicativas para orientar a população sobre medidas a serem adotadas para eliminar focos e criadouros do mosquito. O grupo de mobilização fará novas ações nas próximas semanas. As atividades acontecerão de segunda à sexta, em residências e estabelecimentos da capital, durante todo o período de inverno amazônico.

O trabalho está sendo promovido sob a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde, e tem por objetivo conscientizar a população de que a prevenção é a melhor e mais efetiva forma de combate o mosquito Aedes aegypti.

Segundo o coordenador estadual de Defesa Civil, Coronel Carlos Batista, é preciso que a população entenda que não há programa de governo capaz, unicamente, de acabar com o problema da dengue e a proliferação do mosquito sem que haja uma conscientização de que as pessoas são as principais responsáveis pela extinção dos focos.

Batista ressaltou, ainda, que ações simples da população, como evitar água acumulada em vasos e pneus, bem como manter a caixa d’água bem fechada e as calhas limpas, ajudam na prevenção e combate ao mosquito.