Corpo de Bombeiros passa a emitir alvarás por meio da RedeSimples

CBMAC passa integrar a RedeSimples; serviços de emissão de alvarás ficarão mais ágeis, facilitando a vida dos empresários na retirada dos licenciamentos (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Em solenidade no quartel do Comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), na manhã desta segunda-feira, 18, a corporação passa a ser a primeira instituição do estado a integrar a RedeSimples. Com isso, os serviços de emissão de alvarás se tornarão mais ágeis, facilitando a vida dos empresários na retirada dos licenciamentos.

A RedeSimples é coordenada pela Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Acre), que recentemente passou por uma grande reestruturação, digitalizando todo seu acervo e fluxo de processos, atualizando procedimentos e implantando novos sistemas, disponibilizando seus serviços todos em plataforma web.

“A Rede Simples no Acre permite a criação e legislação de empresas com significativa redução de esforços, custo e tempo. O cidadão pode realizar qualquer processo, como abertura, alteração ou baixa de empresas, pela internet”, declarou o presidente da Juceac, Carlos Afonso Cipriano.

Segundo o subcomandante-geral do CBMAC, coronel Argemiro Santos, a partir dessa incorporação à RedeSimples, o cidadão não precisará mais se deslocar até o setor competente, ou seja, ela poderá solicitar seus registros via internet, com todos os dados digitalizados, e a equipe de fiscalização entra em ação verificando os estabelecimentos.

Segundo a diretora técnica do Sebrae Acre, Sidia Gomes, hoje existe uma maior flexibilização e agilidade na abertura de uma empresa.

“O empresário irá declarar o que irá fazer, em seguida será emitida a documentação da empresa para, assim, o CBMAC fazer a vistoria do estabelecimento. Antes a vistoria era feita primeiro do que a emissão dos alvarás, essa ação agiliza a legalização da empresa do processo de legalização dos empreendimentos no Estado”, informou Sidia Gomes.

A implantação do RedeSimples no Acre, congrega o governo do Estado, Prefeituras Municipais, por meio das secretarias da Fazenda, do Planejamento e Desenvolvimento e Saúde, Junta Comercial e órgãos licenciados, como: CBMAC, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter