Corpo de Bombeiros promove ação de conscientização para evitar afogamentos

O Acre registrou somente em 2018, cerca de 50 ocorrências por afogamento. Visando conscientizar a população sobre os riscos que rios, lagos e igarapés representam nesse período do ano, o Corpo de Bombeiros realizou nesta quinta feira, 30, uma campanha de conscientização, por meio do projeto Bombeiro Mirim.

Cerca de 60 adolescentes que fazem parte do projeto participaram de uma caminhada, que iniciou na Gameleira e passou pelos principais pontos do segundo distrito.

“Somente no primeiro semestre de 2018, foram registrados 47 afogamentos em todo Acre. Isso se dá por diversos fatores, que vão desde a falta de atenção com as crianças, excesso de bebidas alcoólicas, acidente com entulhos no fundo dos rios e lagos, como também com veículos aquáticos”, destacou o major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros Militar do Acre.

O major diz ainda que a caminhada é uma das maneiras de evitar os acidentes aquáticos, pois o perigo se encontra também nos clubes com piscina. “Todos os fins de semana, uma equipe da Datop [Diretoria de Atividades Técnicas e Operacionais] percorre os balneários e clubes para fiscalizar as condições físicas dos estabelecimentos e as condições dos profissionais que atuam na área de guarda-vidas”, destacou.

Para o bombeiro mirim Alessandro Albuquerque, o trabalho de conscientização é importante para alertar a população sobre os riscos desse tipo de acidente.

“Além de conversar com a população, entregamos um material educativo que cita os perigos na água, como evitar afogamento ou a escolha de um local para nadar, entre outros detalhes que orientam um banhista a evitar possíveis acidentes”, declarou Albuquerque.

Fique atento

A Datop faz fiscalizações periódicas na capital e no interior, uma vez que alguns estabelecimentos precisavam se adequar às normas de segurança e serão notificados e dados os devidos prazos para as adequações.

O proprietário de balneário que necessite de orientação com relação à segurança dos banhistas pode ligar para o 193, que o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) encaminhará o pedido ao Centro de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, para que uma equipe se dirija até o local.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter