Cozinha Ashaninka é destaque na Revista Prazeres da Mesa

A Revista Prazeres da Mesa em sua última edição impressa destaca a cozinha original do povo indígena Ashaninka, apresentada no congresso Mesa Tendências em São Paulo, no Memorial da América Latina, em outubro de 2017.

Com o título O Acre existe e é muito rico, a narrativa da edição especial discorre sobre a experiência vivenciada pela chef Mara Alcamin, do Universal Diner de Brasília (DF), com o povo Ashaninka, da Aldeia Apitwa, em Marechal Thaumaturgo, no Acre.

Matéria fala da participação de Marlúcia Cândida, Francisco Piyãko e Kamoshi (Foto: Reprodução)

A matéria também relata a participação da primeira-dama Marlúcia Cândida na palestra Eu acredito: a cultura alimentar do Acre indígena, proferida por Mara Alcamim no evento, da liderança indígena Francisco Piyãko e sua sobrinha Kamoshi, mostrando a cultura do seu povo com suas vestimentas [túnica] tradicional, a ‘kushma’ (pronuncia-se ‘cusma’) e realizando pinturas corporais.

Para incrementar a apresentação, Mara Alcamin preparou um dos pratos da cozinha original indígena, o peixe na taboca com especiarias.

A participação do Acre no evento se deu pelo projeto de pesquisa sobre a cultura alimentar dos povos indígenas no Acre, coordenado por Marlúcia Cândida e integra o programa de gastronomia de baixo carbono do governo do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter