Crianças participam de ação educativa do Detran/AC

No trânsito as crianças são um dos grupos mais vulneráveis a acidentes, seus corpos são mais frágeis e ainda estão em desenvolvimento.

A estatura de uma criança é consideravelmente menor que a de um adulto, então seu campo de visão é reduzido, impossibilitando que enxergue por cima de carros estacionados e também ficam escondidas do campo de visão dos motoristas.

Este ano, o Departamento Estadual de Transito do Acre (Detran/AC), em alusão ao Dia das Crianças, orienta os pais sobre a importância de ensinar os pequenos sobre os cuidados que precisam ter para evitar acidentes.

Seja nas escolas, creches e eventos de grande vulto, os pequeninos se divertem aprendendo sobre o trânsito (Foto: Ascom/Detran)

Segundo dados da Coordenação de Engenharia e Estatística da autarquia, até setembro de 2016 foram registradas 80 mortes no trânsito no estado, três foram crianças, duas passageiras de automóveis e uma pedestre. No mesmo período de 2017, também foram registradas três mortes de crianças, duas passageiras de automóvel a uma passageira de bicicleta.

“As crianças estão conhecendo o mundo, e os adultos são exemplos para elas, por isso é  importante ser responsável e gentil no trânsito, para que tomem como exemplo as atitudes corretas”, enfatiza a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran/AC, Geny Polanco.

As crianças são as maiores parceiras da Educação de Trânsito do Detran/AC, seja nas escolas, creches e eventos de grande vulto os pequeninos se divertem aprendendo sobre o trânsito.

Detran realiza trabalho de educação de trânsito diariamente (Foto: Ascom/Detran)

Durante as ações educativas do órgão, a equipe de educação de trânsito distribui para as crianças blocos de mini multas que podem ser utilizadas por elas quando um adulto comete uma infração de trânsito.

“Já tive relatos de alguns pais que se sentiram constrangidos ao verem os filhos aplicando a minimulta para corrigir quando eles infringem as regras de trânsito”, afirma a educadora de trânsito Geny Polanco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter