Criatividade transforma lixo em caixas recicláveis

(Foto: Mágila Campos)
Para confeccionar as caixas, a servidora precisa apenas de papelão, jornais velhos, cola e uma tesoura (Foto: Mágila Campos)

No setor de Humanização, da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), trabalha Francisca Souza. É lá mesmo, em uma pequena sala, que ela transforma jornais velhos e papelão em belas caixas para coleta de material reciclável.

“Resgatamos esses materiais do lixo, e agora eles estão prontos para ser reutilizados de diferentes formas, como, por exemplo, armazenar papel e pilhas descartáveis”, explica.

Para confeccionar as caixas, a servidora precisa apenas de papelão, jornais velhos, cola e uma tesoura. Aos poucos, suas mãos habilidosas vão dando vida, cores e formas aos objetos.

“Ao reciclar esses materiais, prolongamos a vida útil deles, e assim contribuímos com o bem-estar do meio ambiente”, destaca.

Indagada sobre a importância de transformar lixo em objetos reaproveitáveis, ela responde repetindo trechos da música “As Baleias”, de Roberto Carlos: “Seus netos vão te perguntar em poucos anos, pelas baleias que cruzavam os oceanos, que eles viram em velhos livros, ou nos filmes dos arquivos dos programas vespertinos de televisão…”.

“Entendeu? Não quero sentir esse gosto amargo, né?”, declara, sorridente.

Sutil e de forma singular, ela diz que é preciso pensar nas próximas gerações, e espera que, de alguma forma, seu trabalho sirva como exemplo e cause mudanças de atitudes: “Por mais simples que seja o gesto, precisamos fazê-lo, porque isso vai reduzindo os problemas ambientais e ajudando a construir um mundo melhor”, ressalta.

Doação

Francisca conta que começou a se dedicar a esse trabalho manual há cerca de um mês, e sua meta é produzir as caixas para serem doadas às salas da SEE. A ação está dentro do projeto Responsabilidade Socioambiental, desenvolvido pela Humanização.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest