Cruzeiro do Sul receberá a primeira edição da Viver Ciência Juruá

Segunda maior cidade do Estado, Cruzeiro do Sul, distante 632 km da capital,  sediará nos próximos dias 29 e 30 de novembro a primeira edição da Mostra Viver Ciência Juruá. A Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – Viver Ciência –  é o maior evento científico da educação básica do Acre, que pela primeira vez chega ao Vale do Juruá.

Em sua primeira edição, contará com a participação de escolas públicas e particulares de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.  Estima-se que  seis mil alunos participem das atividades.

“Este é o momento de mostrar para a comunidade os conhecimentos que vêm sendo construídos também nas escolas do interior e deixar claro que estamos buscando transformações na forma de ensinar e aprender. Levar a mostra para o Juruá significa expandir as ações de valorização do ensino para todo o Estado”, explica Marco Brandão, secretário de Estado de Educação e Esporte.

Viver Ciência

A Viver Ciência é uma ação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), com o objetivo de valorizar a ação investigativa, as atividades inovadoras e os trabalhos científicos de alunos acreanos. Já tiveram duas edições em Rio Branco e este ano se expande para as escolas do interior do Estado.

Educação e Saberes Amazônicos

E para se aproximar ainda mais dos amazônidas, utiliza como tema: Educação e Saberes Amazônicos. “É uma forma de pluralizar, diversificar e trazer para o evento os saberes e os conhecimentos locais, valorizando as pesquisas da nossa região”, destaca o coordenador do evento, Aires Pergentino.

Programação

Ainda de acordo com o coordenador, a programação é diversificada e contempla todas as áreas do conhecimento. “Na região do Juruá são desenvolvidas grandes pesquisas e ações inovadoras. A Viver Ciência é uma oportunidade de mostrar isso para a comunidade”, ressalta Pergentino.

Entre as atividades, estão confirmadas apresentação de 20 projetos científicos, 24 oficinas e 38 atividades artísticas no palco cultural. Além de minicursos, edições do papo jovem, experimentos de ciência do cotidiano, palestras, exposição científica e demonstração de robótica educacional.

O planetário da SEE também estará instalado dentro do campus do Instituto Federal do Acre (Ifac), local onde o evento será realizado, para observação astronômica.

Nesta edição, a Viver Ciência conta com a parceria do Ifac, da Universidade Federal do Acre (Ufac) e de mais 25 parceiros, que estão engajados com a melhoria do ensino público acreano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter