Curso de Agente de Desenvolvimento Local começa nesta sexta-feira

Ao todo, 35 jovens e adultos foram selecionados para a formação (Foto: Val Fernandes/Secom)
Ao todo, 35 jovens e adultos foram selecionados para a formação (Foto: Val Fernandes/Secom)

O governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Planejamento (Seplan), de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Dom Moacyr (IDM), realiza nesta sexta-feira, 29, a aula inaugural do Curso de Agente de Desenvolvimento Local (ADL), na Escola da Floresta.

O curso é voltado para o cumprimento das políticas públicas implementadas pelo governo, no âmbito do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (ProAcre).

A coordenadora do ProAcre no IDM, Ana Maria de Oliveira, destacou o objetivo do curso: “Formar lideranças capazes de diagnosticar problemas nas comunidades e potencialidades nos sistemas de produção, propondo soluções viáveis junto com outros profissionais nas comunidades rurais”.

Foram selecionados 35 educandos de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Eles estão sendo trazidos para Rio Branco, onde terão as aulas presenciais.

Com uma carga horária de 200 horas, o curso será dividido no momento escola, fase presencial realizada na Escola da Floresta, onde os educandos ficarão internados, e no momento comunidade, quando os agentes retornam para os municípios e desenvolvem a parte prática.

Para a técnica em produção da Unidade de Gestão ProAcre da Seplan, Neiva Pessinari, essa é uma atividade importante para as comunidades. “Eles vão avaliar as cadeias produtivas e melhorar a produtividade agroflorestal. É uma forma de gestão dentro da comunidade”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter