Curso prático de produção de mel é realizado na Fazenda Esperança, em Sena Madureira

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), ofertou um curso prático de produção de mel para a unidade de recuperação de dependentes químicos da Fazenda Esperança, em Sena Madureira.

No intuito de fortalecer a cadeia produtiva de mel e ofertar uma formação técnica aos residentes, técnicos da Seaprof instruíram um curso na unidade de recuperação que leva o nome de Paolino Baldassari, um dos mais incansáveis na luta contra as drogas. A fazenda é uma organização com 67 unidades no Brasil e em nove países.

O coordenador da Fazenda da Esperança em Sena Madureira, Reduan Kalil, destaca: “Nós aqui tentamos reinserir os jovens na sociedade com uma profissão. O curso foi muito bom, e isso é um grande estímulo para eles”, pontuou Kalil.

O técnico agrícola da Seaprof João Paulo, especialista em meliponicultura (abelhas sem ferrão), afirma que as abelhas são importantes para o meio ambiente no processo de polinização, e o curso é de suma importância para os residentes da fazenda. “Esse ensino é uma mudança para eles, uma oportunidade de trabalhar com a cultura do mel e ter sua renda vinda do seu trabalho”, disse João Paulo.

Edna Costa, coordenadora da cadeia produtiva do mel na secretaria, afirma: “Esse trabalho realizado tem um aspecto social muito bom, além da possibilidade de fortalecimento da produção de mel no estado”.

Foram repassadas técnicas de captura das abelhas-rainhas para formação de nova colmeia (Foto: Cedida)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter