Curso inicia projeto piloto para promover a cultura alimentar local

Atividade foi ministrada pela tecnóloga de alimentos Aline Dantas (Foto: Rose Farias/Secom)

O Curso Culinária Saudável, realizado no domingo, 18, na cozinha comunitária, no Parque Palheiral, em Rio Branco, iniciou o projeto piloto que visa promover a cultura alimentar local. Ministrado pela tecnóloga de alimentos Aline Dantas, a formação objetiva a busca por uma alimentação equilibrada a partir de um cardápio com ingredientes necessários para o organismo.

O primeiro curso foi promovido pela Igreja Adventista do Bosque em parceria com o gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida e o apoio do governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN).

Marlúcia Cândida explicou que a ideia é trabalhar nas próximas edições o uso de produtos e ingredientes locais. “Iniciamos o piloto e agora é introduzir os nossos produtos. O grupo está convidado a realizar mais oficinas inserindo toda a riqueza de ingredientes da nossa culinária. Queremos promover e revitalizar a gastronomia e fortalecer a identidade cultural local”, comentou.

O projeto faz parte do programa de gastronomia implementado pelo governo do Estado com foco na formação, a partir da implantação da Escola de Gastronomia e Hospitalidade. Um dos pressupostos do programa é a valorização e respeito à diversidade cultural, conhecimento tradicional e a segurança alimentar e nutricional.

“Foi muito rico esse encontro. Estou buscando nos últimos tempos estudar mais sobre o uso de ingredientes para esse equilíbrio nas receitas que oferecemos. Pretendo introduzir um cardápio com receitas criativas e equilibrado”, disse a empresária Genny Abrahão do Afa Bistrô.

Sobre o curso

Empresários do setor, pessoas da comunidade e gestores participaram da formação (Foto: Rose Farias/Secom)

A tecnóloga Aline Dantas iniciou a formação falando da importância de cuidar da saúde por meio de uma alimentação balanceada para que o corpo realize suas atividades com energia necessária. “O combustível de nosso corpo é o alimento. Então, não podemos colocar qualquer tipo de combustível, se isso acontecer pode até funcionar no início, mas quando chegarmos a uma certa idade começam a aparecer os problemas com a saúde”, ressaltou.

Durante o curso a tecnóloga ensinou algumas receitas para um cardápio equilibrado no café da manhã, almoço, lanches e jantar. Após elaboradas, as receitas foram degustadas pelos alunos.

Para o pastor Mário Galegão, o curso apresenta uma importância fundamental ao promover a saúde do ser humano. “Entendemos que o ser humano é holístico, ou seja, ele não é dividido em partes. Ele tem que estar bem no físico, mental e no espiritual. É preciso trabalhar o ser humano em todos esses aspectos. É um privilégio muito grande participar desse projeto abraçado pela primeira-dama”, comentou o pastor.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter