Curso sobre direitos da pessoa idosa teve início nesta segunda em Rio Branco

Primeira turma do curso de formação dos direitos da pessoa idosa vai até 10 de fevereiro (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Começou nesta segunda-feira, 30, em Rio Branco, o curso “Direitos Humanos e Pessoa Idosa: Protagonistas do Novo Envelhecer”. O projeto é uma parceria do governo do Estado com o governo federal, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

A capacitação é voltada para pessoas ou profissionais que atuam diretamente com a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, como gestores públicos, assistentes sociais, psicólogos, educadores físicos, líderes comunitários, educadores e cuidadores de pessoas idosas.

De acordo com o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa do Acre é de 50 mil, sendo que 22 mil (44%) estão na capital. Daí, a necessidade de trabalhar políticas públicas voltadas para esse público.

“É um trabalho de conscientização, para auxiliar todos os que atuam na rede de atendimento à pessoa idosa para que possam se aprofundar na consciência dos direitos e também uma sensibilização para um novo olhar a essa realidade que estamos vivendo, que é do envelhecimento. O que pretendemos é um envelhecimento com mais qualidade, e isso requer uma nova postura ao tratá-los”, disse o coordenador de Atenção aos Direitos da Pessoa Idosa da Sejudh, Antônio Torres.

Em Rio Branco, foram formadas três turmas de 30 participantes. A primeira vai até 10 de fevereiro – as outras duas terão aulas de 13 a 24 de fevereiro, com 80 horas aulas cada.

Ana Paula Ribas, coordenadora do Centro Dia para Idosos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), participa, junto com sua equipe, da capacitação. “É um tema muito relevante, emergente. Estamos precisando de pessoas para trabalhar com esse público que sejam qualificadas, que gostem, que se doem. Estamos sempre em busca de conhecimento. Quanto mais preparados para atender essa parcela da população, melhor”, disse.

O curso já foi realizado em Sena Madureira e Brasileia. Tarauacá e Cruzeiro do Sul também serão contempladas. No total, 210 pessoas serão capacitadas sobre os direitos da pessoa idosa no Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter