Cidadania

Defensoria Pública e parceiros realizam mais de três mil atendimentos em comunidade rural

3ª edição do projeto “Defensoria ao seu lado, cidadania mais perto de você” (Foto: Assessoria DPE)

O governo do Estado, por meio da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) realizou nesta sexta-feira, 10, a 3ª edição do projeto “Defensoria ao seu lado, cidadania mais perto de você”, na Escola da Floresta, localizada na Estrada Transacreana, km 20, em Rio Branco.

O evento também contou com a realização da 1ª edição do projeto “Ação Cidadã Rural Sustentável da Escola da Floresta” e a 4ª edição do projeto “Prefeitura na Comunidade”.

A iniciativa da DPE/AC visa aproximar o cidadão da instituição, garantir o acesso à assistência jurídica integral e gratuita, além de promover a cidadania por meio dos diversos serviços básicos oferecidos para a população.

“Esse tipo de evento é sempre muito bem vindo, pois onde nós moramos as coisas sempre são mais difíceis e não temos condição nem de ir até a cidade. Então, eu aproveitei e trouxe as crianças para tirar os documentos, cortar o cabelo e regularizar o Bolsa Família”, disse a dona de casa Veriscleyde Lima.

Mais de três mil atendimentos foram realizados entre os serviços de vacinação, teste de glicemia e aferição de pressão, emissão da 1ª e 2ª vias do RG, carteira de trabalho e CPF, emissão da carteira de idoso, cadastramento e atualização do Bolsa Família, corte de cabelo e atendimento jurídico e médico.

“Estou gostando muito, as crianças já brincaram, comeram e até se consultaram com o médico, que é nossa maior necessidade, pois temos que ir à cidade para conseguir se consultar. Gostaria de agradecer a todos por trazer esses serviços para a comunidade. Com certeza é bem melhor para nós, e resolvemos tudo em um só dia”, contou a dona de casa Maria José.

A comunidade também participou de palestras sobre bullying na escola, prevenção de drogas, prevenção e promoção em saúde bucal, roda de conversa sobre violência de gênero, apresentação da Ouvidoria da Defensoria e diversos outros assuntos.

“O papel da Defensoria Pública vai muito além da assistência jurídica. Resgatar a dignidade humana das pessoas tem sido um dos nossos principais objetivos”, afirmou a defensora pública-geral Roberta Caminha Melo. “É com muita honra, satisfação e apoio de vários parceiros que promovemos um dia de festa para todos, principalmente àqueles que tanto necessitam desses serviços”, acrescentou.

Para o coordenador do Núcleo da Cidadania da DPE/AC, Celso Araújo, o evento superou as expectativas. “A 3ª edição do projeto é muito especial, pois é a primeira vez que a Defensoria Pública realiza esta ação na zona rural, juntamente com o apoio da prefeitura de Rio Branco, Instituto Dom Moacir e Escola da Floresta. Mesmo com a chuva o dia inteiro, o número de pessoas atendidas foi um sucesso”, disse Araújo.