Cidadania

Defensoria Pública do Estado promove ação social

Aproximar o cidadão da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) e facilitar o acesso a serviços básicos foi a finalidade do projeto “Defensoria ao seu lado, cidadania mais próximo de você”, realizado nesta sexta-feira, 28, na Escola Berta Vieira, bairro São Francisco.

A comunidade foi beneficiada com diversos serviços, como atendimentos jurídicos, orientação e expedição da 1ª via do RG e CPF, palestra de prevenção e promoção da saúde bucal, orientação postural, automassagem, ginástica laboral, orientação básica de saúde da mulher e do idoso, corte de cabelo, maquiagem, aferição de pressão e IMC, testes rápidos de glicemia, vacinações, oficina gastronômica, recreação para as crianças, sorteios de brindes e sacolões.

O coordenador do Núcleo de Cidadania da DPE/AC, Celso Araújo, falou da importância da ação. “Além de aproximar o cidadão da Defensoria Pública, esse projeto possibilita a concentração de vários serviços em um só lugar. É um momento de festa para essa comunidade”, disse.

“Fui tão bem tratada que estou me sentido importante”, contou a dona de casa Maria Valdecir dos Santos.

“Fui tão bem tratada que estou me sentido importante, é muito bom ter esse tipo de evento aqui no nosso bairro”, contou a dona de casa Maria Valdecir dos Santos.

Satisfeita com os atendimentos de saúde, a dona de casa Antônia Rodrigues do Nascimento falou da importância das palestras preventivas que foram realizadas no evento. “Eu tenho 73 anos, sempre gostei de cuidar da minha saúde, fiquei muito contente em participar, principalmente das palestras”, disse.

A DPE/AC no intuito de abranger todas as regiões pretende atender a comunidade de Rio Branco a cada dois meses, a próxima edição do projeto será no bairro Calafate.

O evento teve a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Ministério Público do Estado, Central de Serviço Público (OCA), Mary Kay, Senac, Sesi, Uninorte e Secretaria Municipal de Saúde.