Fortes Chuvas

Defesa Civil acreana vistoria nível do Rio Madeira às margens da BR-364

Nesta quinta-feira, 11, uma equipe da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) se deslocou até Rondônia para averiguar de perto a situação das águas do Rio Madeira. Às 15:00 horas desta quinta-feira, 11, o nível do manancial na região do Abunã era de 19,95 metros, um aumento de 5 centímetros nas últimas 24 horas, conforme os dados.

Após ver in loco a situação em um dos trechos onde primeiro transbordou durante a enchente de 2014, o comandante-geral do CBMAC, coronel Carlos Batista, gravou um vídeo mostrando a distância atual entre as águas e a pista da rodovia que liga o Acre ao restante do país.


“Ainda se encontra com uma altura de mais de um metro para chegar a atingir a estrada. Nós vamos continuar monitorando todos os dias, pois há previsão de chuvas um pouco acima da média para a bacia do Madeira”, afirma o coronel.

Batista explica ainda que esta semana as equipes de governo estiveram reunidas para antecipar ações em caso de alagação. “Estamos em alerta para um transbordamento iminente dos rios que cortam o Estado. O próximo passo é alertar a Agencia Nacional de Água (ANA), Dnit, Policia Rodoviária e a diretoria da Usina de Jirau e Santo Antônio, a fim de juntos finalizar o plano de contingência caso ocorra uma inundação da BR-364”, esclareceu Batista.

Com as constantes chuvas sobre a região amazônica, o governo do Acre, por meio da Comissão Estadual de Riscos de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA) e prefeitura de Rio Branco, segue monitorando de perto a elevação dos mananciais. Um plano de contingência foi elaborado pelos órgãos responsáveis em caso de transbordamentos e alagamentos.

Nível dos rios

Em Rio Branco, o Rio Acre continua com o nível das águas subindo. A última medição, realizada às 15 horas desta quinta-feira, 11, registrou a marca de 12,51 metros, e o Riozinho do Rola está com a marca de 10,01 metros. A cota de alerta é de 13,50 metros e de transbordamento, 14 metros.

No interior, as águas também estão elevadas. Em Assis Brasil, a medição é de 6,14 metros; Brasileia está com a marca de 7,38 metros, em Xapuri o Rio Acre atingiu a marca de 11,40 metros.

Na BR-364, que liga os estados do Acre e Rondônia, o nível do Rio Madeira na região do Abunã era de 19,95 metros. Em Porto Velho as águas registraram 13,61 metros.