Defesa Civil monitora alteração no nível dos principais rios do Acre

Algumas casas já foram atingidas com a elevação do nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito/Secom)
Algumas casas já foram atingidas com a elevação do nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito/Secom)

Após a forte chuva no fim da tarde de quarta-feira, 10, o nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, subiu para 11,50 metros, faltando apenas 30 centímetros para atingir a cota de alerta, que é de 11,80 metros.

Algumas casas do bairro Lagoa foram atingidas com a precipitação do manancial, mas até o momento não foi necessária a retirada de famílias.

“O bairro Lagoa passa por essa situação, por ser uma área de várzea, estando à margem do rio. Sendo assim, qualquer alteração no nível das águas atinge algumas casas”, informou o chefe da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, tenente-coronel Araújo.

Araújo reitera que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão monitorando o nível das águas e a quantidade de chuva. “Nós estamos acompanhando qualquer alteração do rio, mas ainda não se trata de uma situação preocupante, já que o manancial não atingiu a cota de alerta”, reforçou.

O Rio Acre também apresentou elevação durante o feriado do carnaval, mas na manhã desta quinta-feira, 11, deu sinais de vazante, passando de 10,58 metros para 10,24 metros, em Rio Branco. O afluente Riozinho do Rôla também apresentou vazante, chegando a 7,41.

A média esperada para o mês de fevereiro, de acordo com a série histórica, é de 11,16 metros, em Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter