Depasa aumenta captação de água no Bujari

Como forma de prevenção para garantir o abastecimento de água na região do Bujari, distante 26 quilômetros de Rio Branco, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), realizou na última semana medidas  para evitar o desabastecimento de água no município.

Uma das medidas adotadas pelo órgão é aumentar as comportas do Igarapé Redenção, para que ele tenha capacidade de captar mais água da chuva, evitando os transtornos do ano passado, quando caminhões-pipa tiveram que abastecer a cidade para garantir o acesso das famílias à água.

De acordo com o gerente do Depasa do Bujari, Clayton Teixeira, todas as precauções estão sendo tomadas com o principal manancial que abastece a cidade. “Colocamos sacos de areia e cimento em toda a borda do igarapé, que alcançou 50 centímetros. Isso possibilita o acúmulo de milhares de litros de água”, declarou.

Estiagem

O ano de 2017 foi um período crítico de desabastecimento de água sofrido no município, devido à época de estiagem que dificultou a captação de água para tratamento, além do fornecimento do recurso em virtude da redução dos níveis dos mananciais. Como consequência desse momento de seca, o segundo pior cenário, de acordo com as entidades ambientais, no ano passado o reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bujari apresentou redução drástica no seu volume de distribuição.

Bujari foi uma das regiões onde foi decretada situação de emergência por causa da estiagem. A publicação consta na edição do Diário Oficial do Estado do Acre (DOE) e foi decretada pelo governador Tião Viana no dia 25 de agosto. O documento atende recomendações da Defesa Civil Estadual, que leva em consideração a escassez de chuvas, registrada em sua maior parte nos meses de agosto, setembro e outubro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter