Saneamento integrado

Depasa destina novos equipamentos para coleta de lixo em Porto Walter

A cidade de Porto Walter recebe do governo do Acre, as ações do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica (Proser). O investimento, no total, é de R$ 20 milhões, com apoio do Banco Mundial, para drenagem, pavimentação, distribuição de água, tratamento de esgoto e módulos sanitários.

Outra ação em destaque no município é a coleta e destinação de lixo, onde equipamentos que complementam os serviços foram destinados à cidade pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).

Um caminhão compactador de 6 metros cúbicos, 20 contêineres de mil litros, 10 lixeiras de coleta seletiva, 10 lixeiras de 240 litros e 1 kit tricargo, contendo motocicleta e carroceria atenderam às demandas iniciais da parte urbana da cidade.

Porto Walter receberá as equipamentos que constituem o sistema de coleta do lixo (Foto: Cedida)

“Os investimentos do governo Tião Viana estão modificando radicalmente o cenário urbano de Porto Walter. A garantia de saneamento integral, desde a distribuição de água à implantação da rede de esgoto e suas respectivas estruturas, contribuem diretamente na redução de doenças, aumentando a qualidade e a expectativa de vida dos moradores”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Cerca de 13 quilômetros de rede de esgoto com 972 unidades de ligações domiciliares, 68 unidades de sistema de tratamento individual, 3 Estações de Tratamento (ETE) e 4 Estações Elevatórias compõem o cronograma de obras no setor de esgotamento sanitário.

“Também estamos trabalhando no processo de execução dos aterros sanitários, que está na fase de contratação de empresa para elaboração dos projetos que está previsto ser concluído em setembro deste ano. Na sequência, iniciaremos a contratação das obras a serem realizadas”, relata o diretor-técnico do Depasa, Anderson Mariano.

Treze quilômetros de ruas estão sendo pavimentadas na cidade (Sérgio Vale/Secom)

Moradora do bairro Floresta, Maria dos Santos, comenta sobre a satisfação de ver tantas obras na sua cidade e principalmente na sua comunidade. “Aqui era conhecido com o bairro do lixão, de tanta sujeira que tinha. Agora, graças ao governo do Estado estamos tendo um lugar melhor para viver e cada vez mais chega mais benefícios. Ficamos agradecidos pela atenção”, disse Santos.

Os municípios Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus também receberão as estruturas que constituem um sistema de coleta do lixo.