Depasa e Defesa Civil reforçam abastecimento de Brasileia

Carros-pipa, captam a água do reservatório e abastecem os bairros da cidade (Foto: Fernando Oliveira)
Carros-pipa captam a água do reservatório e reforçam o abastecimento da cidade (Foto: Fernando Oliveira)

No último mês, o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em nove municípios do Acre devido à severa estiagem. Com a aprovação desse decreto, o Estado passa a receber apoio direto de órgãos federais.

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e a Defesa Civil Estadual recebem o apoio de dois carros-pipa, disponibilizados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), para auxiliar no processo de distribuição de água em Brasileia.

“Contamos com reforço desses carros-pipa, que captam a água tratada do nosso reservatório e abastecem os bairros 28 de Maio, 8 de Março e Nazaré, locais que merecem uma atenção especial devido a este momento de seca”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Moradora da comunidade 28 de Maio, a autônoma Késsia Muniz informa que poucas residências possuem poços ou grandes reservatórios, fato que dificulta o acesso e o armazenamento de água.

Késsia: Recebemos água todos os dias, e tendo a oportunidade de fazer os serviços de casa" (Foto: André Araújo)
Késsia: Recebemos água todos os dias, e tendo a oportunidade de fazer os serviços de casa” (Foto: André Araújo)

“Com esta ajuda, estamos recebendo água todos os dias e tendo a oportunidade de fazer todos os serviços de casa, como cozinhar os alimentos e dar banho nas crianças, sem aquela preocupação de não ter água no outro dia”, relata.

Fátima Soares, depois de sofrer com constantes alagações, mudou-se com a família para a localidade, e comenta que essa ação de abastecimento contribuiu para melhorar sua rotina. “Ir de casa em casa, pedindo água de quem tem poço, é cansativo demais. E com esses carros-pipa enchendo as caixas e baldes, ganhamos tempos para cuidar das nossas coisas, além de garantir água para beber”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter