Depasa inicia ações para garantir abastecimento permanente em Acrelândia

Ano passado reservatório da cidade ficou seco e comprometeu o abastecimento (Foto: Pedro Devani/Secom)

A estiagem ocorrida no verão do ano passado fez com que Acrelândia registrasse uma das piores crises hídricas da região. O reservatório que abastece a cidade secou, fazendo com que o governo, por meio do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), realizasse intervenções emergenciais para abastecer a cidade.

Para evitar que outra crise de abastecimento seja registrada, o Depasa deu início nesta terça-feira, 21, a uma série de ações que visam melhorar a reserva e distribuição de água no município.

“Temos dois gargalos na questão de abastecimento: a produção de água potável e a captação da água. Em Acrelândia não há um rio próximo da cidade. O que temos aqui são açudes e um reservatório. Quando chega o período de estiagem, temos grandes dificuldades”, explica Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Depasa.

[compare antes=”http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/reservatorio_acrelandia_foto_pedro_devani_1.jpg” depois=”http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/antesedepoisteste.jpg”]

O diretor anunciou que os investimentos realizados na região servirão para triplicar a capacidade de reserva de água. A cidade também vai dispor de uma nova adutora para levar a água do reservatório até a Estação de Tratamento de Água (ETA) que está sendo construída.

“Estamos adquirindo uma nova estação de tratamento que vai possibilitar dobrar a capacidade de produção de água e, portanto, ter uma distribuição suficiente para atender a cidade inteira todos os dias, o dia todo, com água de qualidade, água tratada”, declara Magalhães.

Trabalho contínuo

Edvaldo Magalhães ressalta que antes dessas ações, o Depasa promoveu a expansão da rede de água e esgoto do município por meio do programa Rua do Povo. “Na zona urbana da cidade nós temos mais de 25 quilômetros de rede nova. Chegamos na casa das pessoas”, lembra o gestor.

Para promover a ampliação da rede de abastecimento, está entre as ações do departamento a abertura de uma nova via pública que vai interligar a ETA a outra área da cidade em linha reta, possibilitando ganho não apenas para infraestrutura, mas também para distribuição de água.

“Essa área será desapropriada, as máquinas que vão trabalhar na melhoria da rede de abastecimento passarão por essa via que vamos abrir. Ela vai unir dois lados da cidade, trazendo ganhos para a comunidade pela facilidade de acesso e também para o abastecimento”, comenta Edvaldo Magalhães.

O cronograma de ações já está em andamento. Máquinas e insumos já estão em Acrelândia e os técnicos do departamento trabalham em ritmo acelerado aproveitando o período de verão na Amazônia para que quando o período de chuvas chegar o reservatório esteja pronto para a reservação.

As intervenções no reservatório da cidade iniciaram. Máquinas auxiliam na construção da barragem que será feita no local para represar a água em um dos lados do manancial. O lado que ficará seco após a transferência de água passará por uma escavação que permitira que o nível do reservatório seja aprofundado, garantindo, assim, a possibilidade de armazenar mais água no período de chuva.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter