Depasa inicia obras de ampliação da rede de abastecimento do Loteamento Praia do Amapá

Nesta segunda-feira, 21, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), iniciou as obras de ampliação da rede de distribuição de água para o Loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Cerca de 20 agentes técnicos da autarquia atuam nos serviços de escavações, reestruturação do solo e instalação de 1.500 metros de uma adutora com 200 milímetros de diâmetro que interligará o sistema de abastecimento que passa na Via Verde até a Avenida Praia do Amapá.

“Um investimento que irá proporcionar uma melhora na distribuição de água para esta região, além de reforçar o fluxo de abastecimento para o bairro Taquari, pois a tubulação da antiga rede era muito fina e não tinha pressão suficiente para atender as necessidades desta região”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, acompanhou o início da obra de ampliação da rede de abastecimento (Foto: Angela Peres/Secom)

O gestor acompanhou o andamento das primeiras etapas do trabalho no local e informou que a previsão de conclusão dos serviços será nos próximos vinte dias.

“Uma equipe de agentes sociais da autarquia percorreu as principais ruas dos bairros, comunicando a população sobre esta nova etapa, que vai beneficiar tantos os moradores do loteamento quanto os residentes do Taquari e demais localidades do entorno”, relata Magalhães.

O presidente da Associação de Moradores do Loteamento Praia do Amapá, Carlos Nascimento, comenta que a ação atende uma importante solicitação da comunidade, principalmente neste período de estiagem.

“No ano passado, enfrentamos muitas dificuldades, principalmente quando os poços domiciliares secaram. Foi um apuro. O Depasa, por meio de convênio, disponibilizou carros-pipas para abastecer as casas. Porém, com este serviço, a situação da água será resolvida em definitivo”, disse Nascimento.

A equipe de contato social do Depasa dialoga com os moradores da região sobre a realização das obras (Foto: Angela Peres/Secom)

Angélica Silva, moradora da Rua Praia do Futuro, recebeu a informação sobre a ampliação da rede de água, por meio da visita da equipe de contato social. Ela comemorou bastante, pois, segundo seu relato, obter água neste tempo de seca é tarefa complicada.

“Tenho um poço na minha casa e compartilho água com os vizinhos. Porém, neste tempo seco, ele está com pouca água, e temos que gastar o mínimo possível, priorizando a quantidade para fazer os alimentos e dar um rápido banho nas crianças. Agora, com o reforço na rede de água tratada, será uma grande ajuda para donas de casa ”, relatou a mulher.

Infraestrutura

Além desses serviços de ampliação da rede de distribuição de água, a comunidade do Loteamento Praia do Amapá, onde moram atualmente mais de 620 famílias, de acordo com a associação de moradores, recebeu do governo do Acre o investimento de mais de R$ 6 milhões para os serviços de saneamento e pavimentação em 14 ruas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter